O impacto do modelo de educação técnico-orgânico nas taxas de sucesso matemático e nas atitudes dos alunos

Autores

  • Nisanur Can Çukurova University Turkey, Adana, Turkey.
  • Mehmet Turan Mustafa Kemal University Turkey, Antakya, Turkey.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16854

Palavras-chave:

Matemática na Escola Primária, Educação Tecno-Orgânica, Escola Tecno-Orgânica

Resumo

A educação tecno-orgânica é um modelo de educação que permite que as crianças adquiram os conhecimentos, habilidades e valores necessários para a vida, estabelecendo um equilíbrio correto entre a compreensão natural e tecnológica. Esta pesquisa foi conduzida para examinar o impacto do modelo de educação técnico-orgânica nas realizações acadêmicas dos alunos e nas atitudes em relação à matemática. Para tanto, utilizou-se o delineamento explicativo sequencial misto para a realização deste estudo. O grupo de estudo consistia em 38 alunos do ensino fundamental. Teste de Realização do Curso de Matemática, Escala de Atitude em Matemática e formulário de entrevista semiestruturada utilizados como instrumentos de coleta de dados. Esta pesquisa incluiu uma aplicação de 4 semanas no âmbito do programa Modelo de Educação Tecno-Orgânica que é desenvolvido pelos pesquisadores. Para a análise dos dados quantitativos, teste t para amostras independentes; teste t de amostras dependentes; Foram utilizados o Wilcoxon Signed Ranks Test, o Mann Whitney U Test e o método de análise de conteúdo. Como resultado; uma diferença estatisticamente significativa foi revelada entre os escores do pré-teste e pós-teste para a taxa de sucesso e atitude dos alunos no grupo experimental, e também houve uma diferença estatisticamente significativa entre o sucesso do pós-teste e os escores de atitude do grupo experimental grupo e o grupo controle. De acordo com os resultados qualitativos do estudo; os alunos pensam positivamente sobre o uso do modelo de educação técnico-orgânico em seus cursos e, em geral, gostaram das aplicações e acharam que não eram muito difíceis, e que esse modelo específico aumentou seu interesse pelo curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nisanur Can, Çukurova University Turkey, Adana, Turkey.

Mehmet Turan, Mustafa Kemal University Turkey, Antakya, Turkey.

Referências

Adıgüzel, O. C., & Özdoğru, F. (2013). Develop an academic achievement test for common compulsory foreign language I course in universities. Trakya University Journal of Education, 3(2), 1-11.
Allen, K., Giofrè, D., Higgins, S., & Adams, J. (2020). Working memory predictors of mathematics across the middle primary school years. British Journal of Educational Psychology, 90(3), 848-869. https://doi.org/10.1111/bjep.12339.
Ballantyne, R., & Packer, J. (2002). Nature-based excursions: School students' perceptions of learning in natural environments. International research in geographical and environmental education, 11(3), 218-236. https://doi.org/10.1080/10382040208667488.
Bentsen, P., & Jensen, F. S. (2012). The nature of udeskole: outdoor learning theory and practice in Danish schools. Journal of Adventure Education & Outdoor Learning, 12(3), 199-219. https://doi.org/10.1080/14729679.2012.699806.
Caviola, S., Colling, L. J., Mammarella, I. C., & Szűcs, D. (2020). Predictors of mathematics in primary school: Magnitude comparison, verbal and spatial working memory measures. Developmental science, 23(6), e12957. https://doi.org/10.1111/desc.12957.
Creswell, J. W., & Poth, C. N. (2016). Qualitative inquiry and research design: Choosing among five approaches. Sage publications. https://doi.org/10.1177%2F1558689816650298.
Çevik, M. (2018). Impacts of the project based (PBL) science, technology, engineering and mathematics (STEM) education on academic achievement and career interests of vocational high school students. https://dx.doi.org/10.14527/pegegog.2018.012.
Chiu, T. K., Jong, M. S. Y., & Mok, I. A. (2020). Does learner expertise matter when designing emotional multimedia for learners of primary school mathematics?. Educational Technology Research and Development, 68(5), 2305-2320. https://doi.org/10.1007/s11423-020-09775-4.
Domoff, S. E., Radesky, J. S., Harrison, K., Riley, H., Lumeng, J. C., & Miller, A. L. (2019). A naturalistic study of child and family screen media and mobile device use. Journal of Child and Family Studies, 28(2), 401-410. https://doi.org/10.1007/s10826-018-1275-1.
Flechier, R. (2019). The Effect of Computer-Based Instruction on Students’ SAT Math Scores: A Causal-Comparative Study (Doctoral dissertation, University of Phoenix).
Gülburnu, M., & Yıldırım, K. (2015). Development and ımplementatıon of mathematıcs attıtudes scale towards the prımary and secondary student. VI. International Turkey Congress of Educational Research, 568-581.
Gülhan, F., & Şahin, F. (2016). The effects of science-technology-engineering-math (STEM) integration on 5th grade students’ perceptions and attitudes towards these areas Fen-teknoloji-mühendislik-matematik entegrasyonunun (STEM) 5. sınıf öğrencilerinin bu alanlarla ilgili algı ve tutumlarına etkisi. Journal of Human Sciences, 13(1), 602-620. Retrieved from https://www.j-humansciences.com/ojs/index.php/IJHS/article/view/3447.
Hefner, D., Knop, K., Schmitt, S., & Vorderer, P. (2019). Rules? Role model? Relationship? The impact of parents on their children’s problematic mobile phone involvement. Media Psychology, 22(1), 82-108. https://doi.org/10.1080/15213269.2018.1433544.
Ishaq, A. A., Latunde, T., Ogwumu, O. D., Mustapha, A. M., & Ajinuhi, J. O. (2019). Impacts of Simulation-Games on Teaching and Learning Mathematics. ATBU Journal of Science, Technology and Education, 7(4), 129-134. http://www.atbuftejoste.com/index.php/joste/article/view/773.
Katz, V. S., Moran, M. B., & Ognyanova, K. (2019). Contextualizing connectivity: how internet connection type and parental factors influence technology use among lower-income children. Information, Communication & Society, 22(3), 313-335. https://doi.org/10.1080/1369118X.2017.1379551.
Lieberman, D. A., Bates, C. H., & So, J. (2009). Young children's learning with digital media. Computers in the Schools, 26(4), 271-283. https://doi.org/10.1080/07380560903360194.
Mahmud, M. S., Yunus, A. S. M., Ayub, A. F. M., & Sulaiman, T. (2020). The use of oral questioning in inculcating values in mathematics for primary school students. Universal Journal of Educational Research, 8(3), 1-8. https://doi.org/110.13189/ujer.2020.08160.
Mertala, P. (2019). Young children’s conceptions of computers, code, and the Internet. International Journal of Child-Computer interaction, 19, 56–66.
Pallant, J. (2016). SPSS User Guide–Step-by-Step Data Analysis with SPSS. Trans. S. Balcı & B. Ahi.
Plowman, L., McPake, J., & Stephen, C. (2010). The technologisation of childhood? Young children and technology in the home. Children & Society, 24(1), 63-74. https://doi.org/10.1111/j.1099-0860.2008.00180.x.
Sırakaya, M. (2018). Student views on coding education. Journal of Ondokuz Mayıs University Faculty of Education, 37(2), 79-90.
Siregar, N. C., Rosli, R., Maat, S. M., & Capraro, M. M. (2019). The effect of science, technology, engineering and mathematics (STEM) program on students’ achievement in mathematics: A meta-analysis. International Electronic Journal of Mathematics Education, 15(1), em0549. https://doi.org/10.29333/iejme/5885.
ŞİMŞEK, K., & İPEK, J. (2019). Effects of Computer Algebra Systems on Academic Success in Blended Learning Environments. Necatibey Faculty of Education Electronic Journal of Science & Mathematics Education, 13(2). http://orcid.org/ 0000-0003-3088-193X.
Valkenburg, P. M., & Soeters, K. E. (2001). Children's positive and negative experiences with the Internet: an exploratory survey. Communication research, 28(5), 652-675. https://doi.org/10.1177%2F009365001028005004.
Wang, X. (2013). Why students choose STEM majors: Motivation, high school learning, and postsecondary context of support. American Educational Research Journal, 50(5), 1081-1121. https://doi.org/10.3102%2F0002831213488622.
Yıldırım, B., & Selvi, M. (2018). Examination of the opinions of middle school students on STEM practices. Journal of Social Sciences of Mus Alparslan University, 6, 47-54.

Publicado

2021-12-07

Como Citar

Can, N. ., & Turan, M. (2021). O impacto do modelo de educação técnico-orgânico nas taxas de sucesso matemático e nas atitudes dos alunos. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16854. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16854

Edição

Seção

Publicação Contínua