O impacto do modelo de educação técnico-orgânico nas taxas de sucesso matemático e nas atitudes dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16854Palavras-chave:
Matemática na Escola Primária, Educação Tecno-Orgânica, Escola Tecno-OrgânicaResumo
A educação tecno-orgânica é um modelo de educação que permite que as crianças adquiram os conhecimentos, habilidades e valores necessários para a vida, estabelecendo um equilíbrio correto entre a compreensão natural e tecnológica. Esta pesquisa foi conduzida para examinar o impacto do modelo de educação técnico-orgânica nas realizações acadêmicas dos alunos e nas atitudes em relação à matemática. Para tanto, utilizou-se o delineamento explicativo sequencial misto para a realização deste estudo. O grupo de estudo consistia em 38 alunos do ensino fundamental. Teste de Realização do Curso de Matemática, Escala de Atitude em Matemática e formulário de entrevista semiestruturada utilizados como instrumentos de coleta de dados. Esta pesquisa incluiu uma aplicação de 4 semanas no âmbito do programa Modelo de Educação Tecno-Orgânica que é desenvolvido pelos pesquisadores. Para a análise dos dados quantitativos, teste t para amostras independentes; teste t de amostras dependentes; Foram utilizados o Wilcoxon Signed Ranks Test, o Mann Whitney U Test e o método de análise de conteúdo. Como resultado; uma diferença estatisticamente significativa foi revelada entre os escores do pré-teste e pós-teste para a taxa de sucesso e atitude dos alunos no grupo experimental, e também houve uma diferença estatisticamente significativa entre o sucesso do pós-teste e os escores de atitude do grupo experimental grupo e o grupo controle. De acordo com os resultados qualitativos do estudo; os alunos pensam positivamente sobre o uso do modelo de educação técnico-orgânico em seus cursos e, em geral, gostaram das aplicações e acharam que não eram muito difíceis, e que esse modelo específico aumentou seu interesse pelo curso.
Downloads
Referências
Allen, K., Giofrè, D., Higgins, S., & Adams, J. (2020). Working memory predictors of mathematics across the middle primary school years. British Journal of Educational Psychology, 90(3), 848-869. https://doi.org/10.1111/bjep.12339.
Ballantyne, R., & Packer, J. (2002). Nature-based excursions: School students' perceptions of learning in natural environments. International research in geographical and environmental education, 11(3), 218-236. https://doi.org/10.1080/10382040208667488.
Bentsen, P., & Jensen, F. S. (2012). The nature of udeskole: outdoor learning theory and practice in Danish schools. Journal of Adventure Education & Outdoor Learning, 12(3), 199-219. https://doi.org/10.1080/14729679.2012.699806.
Caviola, S., Colling, L. J., Mammarella, I. C., & Szűcs, D. (2020). Predictors of mathematics in primary school: Magnitude comparison, verbal and spatial working memory measures. Developmental science, 23(6), e12957. https://doi.org/10.1111/desc.12957.
Creswell, J. W., & Poth, C. N. (2016). Qualitative inquiry and research design: Choosing among five approaches. Sage publications. https://doi.org/10.1177%2F1558689816650298.
Çevik, M. (2018). Impacts of the project based (PBL) science, technology, engineering and mathematics (STEM) education on academic achievement and career interests of vocational high school students. https://dx.doi.org/10.14527/pegegog.2018.012.
Chiu, T. K., Jong, M. S. Y., & Mok, I. A. (2020). Does learner expertise matter when designing emotional multimedia for learners of primary school mathematics?. Educational Technology Research and Development, 68(5), 2305-2320. https://doi.org/10.1007/s11423-020-09775-4.
Domoff, S. E., Radesky, J. S., Harrison, K., Riley, H., Lumeng, J. C., & Miller, A. L. (2019). A naturalistic study of child and family screen media and mobile device use. Journal of Child and Family Studies, 28(2), 401-410. https://doi.org/10.1007/s10826-018-1275-1.
Flechier, R. (2019). The Effect of Computer-Based Instruction on Students’ SAT Math Scores: A Causal-Comparative Study (Doctoral dissertation, University of Phoenix).
Gülburnu, M., & Yıldırım, K. (2015). Development and ımplementatıon of mathematıcs attıtudes scale towards the prımary and secondary student. VI. International Turkey Congress of Educational Research, 568-581.
Gülhan, F., & Şahin, F. (2016). The effects of science-technology-engineering-math (STEM) integration on 5th grade students’ perceptions and attitudes towards these areas Fen-teknoloji-mühendislik-matematik entegrasyonunun (STEM) 5. sınıf öğrencilerinin bu alanlarla ilgili algı ve tutumlarına etkisi. Journal of Human Sciences, 13(1), 602-620. Retrieved from https://www.j-humansciences.com/ojs/index.php/IJHS/article/view/3447.
Hefner, D., Knop, K., Schmitt, S., & Vorderer, P. (2019). Rules? Role model? Relationship? The impact of parents on their children’s problematic mobile phone involvement. Media Psychology, 22(1), 82-108. https://doi.org/10.1080/15213269.2018.1433544.
Ishaq, A. A., Latunde, T., Ogwumu, O. D., Mustapha, A. M., & Ajinuhi, J. O. (2019). Impacts of Simulation-Games on Teaching and Learning Mathematics. ATBU Journal of Science, Technology and Education, 7(4), 129-134. http://www.atbuftejoste.com/index.php/joste/article/view/773.
Katz, V. S., Moran, M. B., & Ognyanova, K. (2019). Contextualizing connectivity: how internet connection type and parental factors influence technology use among lower-income children. Information, Communication & Society, 22(3), 313-335. https://doi.org/10.1080/1369118X.2017.1379551.
Lieberman, D. A., Bates, C. H., & So, J. (2009). Young children's learning with digital media. Computers in the Schools, 26(4), 271-283. https://doi.org/10.1080/07380560903360194.
Mahmud, M. S., Yunus, A. S. M., Ayub, A. F. M., & Sulaiman, T. (2020). The use of oral questioning in inculcating values in mathematics for primary school students. Universal Journal of Educational Research, 8(3), 1-8. https://doi.org/110.13189/ujer.2020.08160.
Mertala, P. (2019). Young children’s conceptions of computers, code, and the Internet. International Journal of Child-Computer interaction, 19, 56–66.
Pallant, J. (2016). SPSS User Guide–Step-by-Step Data Analysis with SPSS. Trans. S. Balcı & B. Ahi.
Plowman, L., McPake, J., & Stephen, C. (2010). The technologisation of childhood? Young children and technology in the home. Children & Society, 24(1), 63-74. https://doi.org/10.1111/j.1099-0860.2008.00180.x.
Sırakaya, M. (2018). Student views on coding education. Journal of Ondokuz Mayıs University Faculty of Education, 37(2), 79-90.
Siregar, N. C., Rosli, R., Maat, S. M., & Capraro, M. M. (2019). The effect of science, technology, engineering and mathematics (STEM) program on students’ achievement in mathematics: A meta-analysis. International Electronic Journal of Mathematics Education, 15(1), em0549. https://doi.org/10.29333/iejme/5885.
ŞİMŞEK, K., & İPEK, J. (2019). Effects of Computer Algebra Systems on Academic Success in Blended Learning Environments. Necatibey Faculty of Education Electronic Journal of Science & Mathematics Education, 13(2). http://orcid.org/ 0000-0003-3088-193X.
Valkenburg, P. M., & Soeters, K. E. (2001). Children's positive and negative experiences with the Internet: an exploratory survey. Communication research, 28(5), 652-675. https://doi.org/10.1177%2F009365001028005004.
Wang, X. (2013). Why students choose STEM majors: Motivation, high school learning, and postsecondary context of support. American Educational Research Journal, 50(5), 1081-1121. https://doi.org/10.3102%2F0002831213488622.
Yıldırım, B., & Selvi, M. (2018). Examination of the opinions of middle school students on STEM practices. Journal of Social Sciences of Mus Alparslan University, 6, 47-54.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.