Educação em prisões no Brasil: estado do conhecimento

Autores

  • Francisco Carneiro Braga University of Southern Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brazil.
  • Josélia Euzébio da Rosa University of Southern Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brazil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16703

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Educação em Prisões, Estado do conhecimento

Resumo

Apresenta um panorama da produção científica recente sobre a educação em prisões no Brasil. Para tanto, realizou-se um levantamento no catálogo de teses e dissertações da CAPES, chegando a um corpo de análise de 15 trabalhos publicados nos anos de 2019 e 2020. Inicialmente foi realizada a análise dos elementos principais de cada trabalho (justificativa, metodologia, referencial teórico e resultados), a partir do que foi possível identificar convergências e divergências, além das questões mais recorrentes nas discussões. Desse modo, foi possível identificar que as pesquisas analisadas giram em torno da caracterização da educação em prisões no Brasil e de seus condicionantes, de relatos de experiências e desafios enfrentados e pelo apontamento de caminhos possível para superação desses desafios. Conclui que, de modo geral, as pesquisas analisadas apontam as limitações que o fazer pedagógico no sistema prisional impõe e que também são identificadas em contextos não prisionais, e propõe uma reflexão sobre a relação entre a organização do sistema de ensino e essas limitações.

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Biografia do Autor

Francisco Carneiro Braga, University of Southern Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brazil.

Mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL, 2021). Especialista em Educação Matemática (FASP, 2015) e Docência do Ensino Superior pela (ICETEC, 2018). Graduado em Ciências/habilitação em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG, 2014). Pedagogo pela Faculdade Geremário Dantas (2016). Tem experiência na área de Matemática, Pedagogia e Ciências com ênfase no Ensino Prisional e Gestão administrativa privada. Pesquisador em Ciências da Educação
com ênfase no Sistema Prisional de Ensino. Integrante dos grupos de pesquisa: GEPAPe (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica - USP), TedMat (Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática) e GPEMAHC (Grupo de Pesquisa em Educação Matemática uma Abordagem Histórico-Cultural).

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4275-8122

Josélia Euzébio da Rosa, University of Southern Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brazil.

Licenciatura em Matemática (UNESC - 2004), Mestrado (2006) e Doutorado (2012) em Educação, linha de pesquisa Educação Matemática pela UFPR. Professora e pesquisadora com vínculo pela UniSul. As pesquisas incidem no modo de organização do ensino de Matemática. Atua na graduação (Pedagogia e Matemática), Mestrado e Doutorado em Educação. Integrante da Academia Internacional de Estudios Histórico-Cultural. Em 2019 foi consultora do Currículo Base do Território Catarinense (2019), no componente de Matemática. Suas pesquisas são organicamente vinculadas ao GEPAPe (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica - USP). O GEPAPe abarca uma rede nacional de grupos de pesquisa organizada em núcleos regionais. Dentre os grupos que constituem o núcleo catarinense está o TedMat (Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática) e GPEMAHC (Grupo de Pesquisa em Educação Matemática uma Abordagem Histórico-Cultural). A pesquisadora em referência é líder do TedMat (Unisul) e vice líder do GPEMAHC (UNESC). Dentre os projetos de pesquisa desenvolvidos, destacam-se: 1) Produção de conhecimento docente dos professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental: uma análise na abordagem histórico-cultural (CNPq); 2) Limites e possibilidades do processo de formação matemática no contexto de três Cursos de Pedagogia (CNPq) 3) Conhecimentos matemáticos na formação inicial de professores do Ensino Fundamental I (FAPESC); 4) Aprendizagem sobre o modo de organização do ensino de Matemática por acadêmicos de Pedagogia com base na Teoria do Ensino Desenvolvimental (FAPESC). Esses projetos sustentam, além da pesquisa, as ações de gestão, ensino e extensão de modo indissociável. Neste sentido, a pesquisadora aprovou e coordenou dois Cursos de Especialização com bolsas para os professores da Educação Básica pelo Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu). Ao todo foram 140 bolsas distribuídas para 5 turmas. Três turmas no Curso de Especialização em Fundamentos e Organização Curricular e duas no Curso de Especialização em Inovação na Educação. Estes cursos, com bolsas para professores da Educação Básica, se constituíram em um profícuo contexto de articulação entre pesquisa, ensino, extensão e gestão. As aulas, tanto na graduação quanto em nível de pós-graduação são desenvolvidas no contexto de cooperação interinstitucional. Desta parceria surgiu, em 2013, o Seminário Interinstitucional de Educação Matemática UNISUL, UNESC, UNIBAVE e UESPI, com edições anuais. A partir de 2019 o evento foi transformado em internacional por meio de um Acordo de Cooperação Acadêmica Internacional firmado entre Universidade de Aveiro (Portugal) e Unisul. Durante o evento, que ocorre anualmente, estudantes, professores e pesquisadores apresentam suas aprendizagens e produções relacionadas ao modo de organização do ensino de matemática. Ainda sob o guarda-chuvas dos cinco projetos mencionados resultaram várias produções, dentre elas, destaca-se a organização do dossiê Estudos em Educação Matemática com Fundamentos na Teoria Histórico-Cultural, publicado na revista Poiésis/Unisul (2014); Dossiê - Sistema Didático Elkonin-Davidov-Repkin, publicado na revista Obutchénie/UFU (2021) e vários artigos, capítulos de livros e trabalhos completos em anais de eventos.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5738-8518

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Publicado

2022-05-07

Como Citar

Carneiro Braga, F., & Euzébio da Rosa, J. . (2022). Educação em prisões no Brasil: estado do conhecimento. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e16703. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16703