Educação em prisões no Brasil: estado do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16703Palavras-chave:
Educação de jovens e adultos, Educação em Prisões, Estado do conhecimentoResumo
Apresenta um panorama da produção científica recente sobre a educação em prisões no Brasil. Para tanto, realizou-se um levantamento no catálogo de teses e dissertações da CAPES, chegando a um corpo de análise de 15 trabalhos publicados nos anos de 2019 e 2020. Inicialmente foi realizada a análise dos elementos principais de cada trabalho (justificativa, metodologia, referencial teórico e resultados), a partir do que foi possível identificar convergências e divergências, além das questões mais recorrentes nas discussões. Desse modo, foi possível identificar que as pesquisas analisadas giram em torno da caracterização da educação em prisões no Brasil e de seus condicionantes, de relatos de experiências e desafios enfrentados e pelo apontamento de caminhos possível para superação desses desafios. Conclui que, de modo geral, as pesquisas analisadas apontam as limitações que o fazer pedagógico no sistema prisional impõe e que também são identificadas em contextos não prisionais, e propõe uma reflexão sobre a relação entre a organização do sistema de ensino e essas limitações.
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