Desenvolvimento da competência em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior no contexto da aprendizagem mista

Autores

  • Maryna Velushchak Yuriy Fedkovych Chernivtsi National University, Chernivtsi, Ukraine.
  • Tetiana Kravchenko National Technical University of Ukraine “Igor Sikorsky Kyiv Polytechnic Institute”, Kyiv, Ukraine.
  • Kateryna Havrylenko National Technical University of Ukraine “Igor Sikorsky Kyiv Polytechnic Institute”, Kyiv, Ukraine.
  • Tetiana Mykhailenko Taras Shevchenko National University of Kyiv, Kyiv, Ukraine.
  • Larysa Sokolovska Taras Shevchenko National University of Kyiv, Kyiv, Ukraine.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16671

Palavras-chave:

Estudantes, Língua Estrangeira, Competência, Ensino, Aprendizagem Mista

Resumo

As circunstâncias de implementação activa de um formato de aprendizagem combinada em todos os níveis de ensino exigem uma maior motivação e avanço das competências aprendidas pelos estudantes das instituições de ensino superior. Esta afirmação aplica-se igualmente à competência em línguas estrangeiras, que é uma das competências mais relevantes para a futura actividade profissional dos especialistas em relações internacionais. Ao considerar isto, as instituições de ensino superior ucranianas realizaram um estudo sobre o desenvolvimento da competência em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior no contexto da aprendizagem mista. O objectivo do artigo é desenvolver e estabelecer empiricamente a eficácia do modelo do autor de desenvolvimento da competência em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior no contexto da aprendizagem mista. O estudo envolveu o desenvolvimento, implementação e avaliação da eficácia do modelo do autor de desenvolvimento de competências em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior no contexto da aprendizagem mista. Os participantes do estudo eram estudantes de instituições de ensino superior: IES 1, IES 2, IES 3, que se especializaram nas seguintes especialidades: actividades internacionais, relações internacionais e algumas especialidades técnicas. Os participantes foram estudantes do 1º, 3º e 5º anos, tendo sido entrevistados 138 estudantes (68 do grupo experimental e 70 do grupo de controlo). O estudo confirmou que a implementação do método de organização da formação da competência em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior, que exige uma combinação óptima de aprendizagem mista com ferramentas digitais modernas e a orientação profissional da formação em línguas estrangeiras no sistema das instituições de ensino superior, ajuda a fazer avançar a competência em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior.

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Biografia do Autor

Maryna Velushchak, Yuriy Fedkovych Chernivtsi National University, Chernivtsi, Ukraine.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7424-4276

Tetiana Kravchenko, National Technical University of Ukraine “Igor Sikorsky Kyiv Polytechnic Institute”, Kyiv, Ukraine.

ORCID ІD: https://orcid.org/0000-0003-4790-7462

Kateryna Havrylenko, National Technical University of Ukraine “Igor Sikorsky Kyiv Polytechnic Institute”, Kyiv, Ukraine.

ORCID ІD: https://orcid.org/0000-0001-9474-1990

Tetiana Mykhailenko, Taras Shevchenko National University of Kyiv, Kyiv, Ukraine.

ORCID ІD: https://orcid.org/0000-0002-5223-1930

Larysa Sokolovska, Taras Shevchenko National University of Kyiv, Kyiv, Ukraine.

ORCID ІD: https://orcid.org/0000-0003-2327-2570

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

Velushchak, M., Kravchenko, T. ., Havrylenko, K. ., Mykhailenko, T., & Sokolovska, L. . (2021). Desenvolvimento da competência em línguas estrangeiras dos estudantes do ensino superior no contexto da aprendizagem mista. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16671. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16671

Edição

Seção

Publicação Contínua