O sistema de gestão do processo pedagógico de formação de alunos-especialistas do sector do turismo nas condições do COVID-19

Autores

  • Iryna Olenych Department of Tourism, Lviv State University of Physical Culture named after Ivan Boberskyj, Lviv, Ukraine.
  • Zoriana Gontar Department of Social Work, Management and Social Sciences, Lviv State University of Security Life activity, Lviv, Ukraine.
  • Yuliia Borutska Department of Tourism, Lviv National Agrarian University, Lviv, Ukraine.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16569

Palavras-chave:

educação, turismo, futuros especialistas, setor de turismo, restrições à pandemia

Resumo

Nos últimos anos, assistimos a um aumento da competitividade em muitas áreas da economia dos países desenvolvidos do mundo. O único problema urgente é o treinamento de pessoal na área de turismo, em particular durante as restrições de pandemia. E esse problema é mais complicado do que apenas falta de graduados. A formação pedagógica no domínio do turismo é uma formação sistemática e organizada de especialistas qualificados em hotéis e outras instalações de alojamento, instalações e meios de recreação, alimentação pública, bem como instalações para fins empresariais, de saúde, desportivos e educacionais. Atualmente, a situação do mercado é tal que os graduados de instituições de ensino especializadas não atendem aos requisitos profissionais que atendem aos padrões internacionais. Os especialistas de hoje têm um baixo nível profissional, por isso hotéis e agências de viagens, que possuem seus próprios programas de treinamento, têm que reformar os funcionários contratados. Jovens especialistas têm competência insuficiente e falta de habilidades adaptativas que deveriam possuir em um ambiente competitivo desenvolvido. Levando isso em consideração, o objetivo deste artigo é determinar e analisar as características da gestão da formação de futuros especialistas na indústria do turismo em uma pandemia. A análise do problema foi realizada com recurso a métodos tradicionais de análise e interpretação da crítica estatística e literária com novas abordagens de análise, síntese e abstração. Como resultado, foram caracterizados os principais aspectos pedagógicos do sistema de gestão do processo educacional para a formação de futuros especialistas do setor turístico em instituições de ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iryna Olenych, Department of Tourism, Lviv State University of Physical Culture named after Ivan Boberskyj, Lviv, Ukraine.

Zoriana Gontar, Department of Social Work, Management and Social Sciences, Lviv State University of Security Life activity, Lviv, Ukraine.

Yuliia Borutska, Department of Tourism, Lviv National Agrarian University, Lviv, Ukraine.

Referências

Ageeva V, (2002) Male pseudonym and female independence (an attempt by gynecritics) Three destinies of Marko Vovchok in Ukrainian, Russian and French literature: anthology / comp. V. Ageeva. Kiev: Fact, 103-113.
Tuncay, N., Keser, H., Uzunboylu, H., (2010). “If Knowledge is Power Why Keep It Secret?”, Procedia -Social and Behavioral Sciences, Volume 2/2, s. 5650-5658. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2010.03.923
Wang J., (2008). “Is tourism education meeting the needs of the tourism industry? An Australian case study, Dissertation, University of Canberra, Australian Capital Territory, Australia
Zagonari, F. (2009). Balancing tourism and training. International Journal of Hospitlaity Management 28, 2-9. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2008.03.006
Faruk Seyitoğlu & Birsen Çevik (2016): The impacts of student and life satisfaction on tourism students’ perceived sense of belonging, Journal of Teaching in Travel & Tourism, DOI: https://doi.org/10.1080/15313220.2016.1197083
Aksu, A., Köksal, C., (2005), Perceptions and attitudes of tourism students in Turkey, International Journal of Contemporary Hospitality Management, 17(5), p. 436-447. https://doi.org/10.1108/09596110510604869
Amalu, T., E., Ajake A., Oba, D., Okpara D., E., (2012), Assessment of the influence of education on tourism development in Enugu State, Nigeria, American Journal of Tourism Research, 1(1), p. 33-42. https://doi.org/10.11634/216837861403127
Barron, P., Maxwell, G., (1993), Hospitality management students’ image of the hospitality industry, International Journal of Contemporary Hospitality Management, 5(5), p. 5-8.
Jandri, P., Knox, J., Besley, T., Ryberg, T., Suoranta, J., & Hayes, S. (2018). Postdigital science and education. Educational Philosophy and Theory, 50(10), 893–899. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00131857. 2018.1454000 DOI: https://doi.org/10.1080/00131857.2018.1454000
Awe, O.A. and Church, E.M. (2020), "Project flexibility and creativity: the moderating role of training utility", Management Decision, Vol. ahead-of-print No. ahead-of-print. DOI: https://doi.org/10.1108/MD-02-2020-0226
Weaver, R. L. (2019). “Social Enterprise and the Capability Approach: Exploring How Social Enterprises Are Humanizing Business.” Journal of Nonprofit & Public Sector Marketing 32 (5): 1–26. DOI: https://doi.org/10.1080/10495142.2019.1589630
Bacq, S., and G. T. Lumpkin. (2020) “Social Entrepreneurship and COVID-19”. Journal of Management Studies. DOI: https://doi.org/10.1111/joms.12641
Ratten, V. (2020). “Coronavirus (Covid-19) and Social Value co-Creation.” International Journal of Sociology and Social Policy. DOI: https://doi.org/10.1108/IJSSP-06-2020-0237
Hinch, T., Butler, R., (2007), Tourism and indigenous people: issues and implications. Butterworth-Heinemann Publishers, Amsterdam. https://www.researchgate.net/publication/262688802_Tourism_and_Indigenous_Peoples_Issues_and_Implications
Yeung, S., Wong, S., & Chan, B. (2002). Ethical beliefs of hospitality and tourism students towards their school life. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 14(4), 183–192. https://doi.org/10.1108/09596110210427030
Dudka, T., Chumak, M., Lytvynenko, N., Benera, V., & Serhiienko, T. (2020). Educational systems of Eastern European countries as a subject of international comparative research. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1-15. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14068
Cordeiro, E. de P. B., Marques, M. M. C., & Costa, M. T. N. (2021). Socio-emotional education: paths to inspire studies, research and practices. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e13729. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.13729

Publicado

2021-11-01

Como Citar

Olenych, I., Gontar, Z., & Borutska, Y. (2021). O sistema de gestão do processo pedagógico de formação de alunos-especialistas do sector do turismo nas condições do COVID-19. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16569. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16569

Edição

Seção

Publicação Contínua