A questão da mulher na prosa do século 19 no contexto do processo educacional

Autores

  • Inna Lipnytska Department of Ukrainian Literature, National Pedagogical Dragomanov University , Kyiv, Ukraine.
  • Iryna Savchenko Department of Ukrainian Literature, National Pedagogical Dragomanov University, Kyiv, Ukraine.
  • Inna Halak Department of Ukrainian Literature, National Pedagogical Dragomanov University, Kyiv, Ukraine.
  • Iryna Hryhorenko Department of Ukrainian Literature, National Pedagogical Dragomanov University, Kyiv, Ukraine.
  • Tetiana Bykova Department of Ukrainian Literature, National Pedagogical Dragomanov University, Kyiv, Ukraine.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16402

Palavras-chave:

educação, essência pedagógica, questão feminina, análise histórica

Resumo

O objetivo do artigo é estudar as fontes e a interpretação pedagógica da "questão das mulheres". O tema da pesquisa é a “questão das mulheres” e sua realização artística nos romances de Marko Vovchok. A análise do problema foi realizada integrando os métodos tradicionais da crítica literária histórica comparativa russa com novas abordagens da crítica literária mundial - gênero, sociocultural, pós-colonial e feminista. Como resultado do estudo, chegamos à conclusão de que as visões pedagógicas sobre a "questão das mulheres" na escritora foram formadas e desenvolvidas sob a influência da comunicação com os intelectuais ucranianos e europeus do século XIX. A parte progressista da intelectualidade da segunda metade do século XIX - início do século XX preconizava uma mudança no status social das mulheres. Representantes da opinião pública e pedagógica acreditam que uma mulher não só pode ser mãe, esposa, dona de casa, mas capaz de se realizar em outras áreas da sociedade, para as quais necessita de uma educação digna. O trabalho jornalístico sobre este problema das mulheres com uma possível caracterização comparativa das regiões de alguns países europeus, que no período em estudo faziam parte dos impérios austro-húngaros, merece um estudo mais aprofundado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inna Lipnytska, Department of Ukrainian Literature, National Pedagogical Dragomanov University , Kyiv, Ukraine.

Iryna Savchenko, Department of Ukrainian Literature, National Pedagogical Dragomanov University, Kyiv, Ukraine.

Inna Halak, Department of Ukrainian Literature, National Pedagogical Dragomanov University, Kyiv, Ukraine.

Iryna Hryhorenko, Department of Ukrainian Literature, National Pedagogical Dragomanov University, Kyiv, Ukraine.

Tetiana Bykova, Department of Ukrainian Literature, National Pedagogical Dragomanov University, Kyiv, Ukraine.

Referências

Ageeva V, (2002) Male pseudonym and female independence (an attempt by gynecritics) Three destinies of Marko Vovchok in Ukrainian, Russian and French literature: anthology / comp. V. Ageeva. Kiev: Fact, 103-113.
Ageeva V. (2019) emancipated. Marko Vovchok. Emancipated: Stories and Novels. Kiev: Publishing House "Komora", 5-26.
Arora, S. (2021), "PRISM philosophy: empowering women in COVID times!", The Case For Women. https://doi.org/10.1108/CFW.2020.000014
Bazhan A. (2020) "Luxintenebris" through the prism of gender studies (based on the prose of Marko Vovchok and Hanna Barvinok http://dspace.nuft.edu.ua/jspui/bitstream/123456789/21746/1/1.pdf
Brandis E. (2002) Marko Vovchok / trans. from rus. Kiev: Dnipro. 368 p.
Broad, J. (2002), Women Philosophers of the Seventeenth Century. Cambridge.
Friedländer G. (1971) At the origins of the "pochvennichestvo" (F. M. Dostoevsky and the journal "Svetoch"). Izv. Academy of Sciences of the USSR. Ser. lit-ry and language. No. 5. P. 405.
Krutikova N. (1965) Pages of creative life (Marko Vovchok in life and work). Kiev: Dnepr, 389 p.
Lobach-Zhuchenko B. (1987) In Marko Vovchok: memories, searches, finds .. Kiev: Dnipro, 399 p.
O’Neill, E. (2008), ‘Disappearing Ink: Early Modern Women Philosophers and their Fate in History’, in Philosophy in a Feminist Voice: Critiques and Reconstructions, ed. Janet A. Kourany pp. 17-62.
Olympia de Gouge. (2011) Declaration of the rights of women and citizens URL: http://ravnopravka.ru/2011/03/olimpia-de-guzh-declaration-women-rights/
Pavlychko S. (2002) Feminism Kiev: Publishing house of Solomiya Pavlychko "Foundations", 322 p.
Smith, L., (1998) Women Writers and the Early Modern British Political Tradition. Cambridge.
Top Marko. (1967) Works. In 7 volumes, Kiev: Naukova Dumka, V.3. 669 p.
Waithe, M. (1987), A History of Women Philosophers, 4 vols. Dordrecht, London, and Boston, 87-95.

Publicado

2021-09-30

Como Citar

Lipnytska, I., Savchenko, I., Halak, I., Hryhorenko, I., & Bykova, T. (2021). A questão da mulher na prosa do século 19 no contexto do processo educacional. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16402. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16402

Edição

Seção

Publicação Contínua