Sobre uma experiência em criar competências de informação de profissionais de saúde no quadro de formação profissional contínua

Autores

  • Elena Yu. Nikitina South-Ural State Humanitarian Pedagogical University, Chelyabinsk, Russian Federation.
  • Larisa Yu. Ovsyanitskaya Financial University under the Government of the Russian Federation, Chelyabinsk branch, Chelyabinsk, Russian Federation.
  • Natalia V. Butenko South-Ural State Humanitarian Pedagogical University, Chelyabinsk, Russian Federation.
  • Marina V. Zhukova South-Ural State Humanitarian Pedagogical University, Chelyabinsk, Russian Federation.
  • Lidiya P. Rulevskaya Lyceum No. 142, Chelyabinsk, Russian Federation.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16323

Palavras-chave:

Profissionais de saúde, Competência de informação, Formação profissional contínua, Abordagens metodológicas

Resumo

Um problema em criar competências de informação de profissionais de saúde é importante visto que as abordagens pedagógicas, métodos e tecnologias para a formação de médicos para usar tecnologias de informação em atividades profissionais devem ser constantemente aperfeiçoados para o seu cumprimento do nível sustentável e avançado de desenvolvimento da sociedade durante transformações digitais em educação e serviço de saúde. O artigo destina-se à formação de abordagens metodológicas para o processo pedagógico de aprender utilização das tecnologias de informação no quadro de formação profissional adicional de pós-graduação de profissionais de saúde, tendo em conta suas necessidades profissionais e características específicas do trabalho. O método principal para estudar este problema é um método de observação participante, que proporcionou uma avaliação e análise autênticas de inquéritos a 349 profissionais de saúde matriculados em cursos de formação profissional adicional. O artigo demonstra que as abordagens e métodos pedagógicos usados devem corresponder ao nível atual de desenvolvimento das tecnologias de informação e educação digital, que se caracterizam por alterações qualitativas em tecnologias de processamento e transmissão de dados e por utilização generalizada de sistemas inteligentes de tomada de decisão. O artigo inclui os resultados de implementação prática das abordagens teóricas e metodológicas recomendadas para formação de competências de informação em profissionais de saúde. O resultado é um conjunto desenvolvido de abordagens metodológicas para ensinar tecnologias de informação a nível científico, científico-específico e metodológico-tecnológico, propício para criar competências de informação em profissionais de saúde. Os materiais do artigo podem ser úteis a estudantes e professores de universidades pedagógicas, professores e organizadores do processo educativo de universidades médicas e instituições de ensino que se dedicam à educação profissional contínua de profissionais de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elena Yu. Nikitina, South-Ural State Humanitarian Pedagogical University, Chelyabinsk, Russian Federation.

Larisa Yu. Ovsyanitskaya, Financial University under the Government of the Russian Federation, Chelyabinsk branch, Chelyabinsk, Russian Federation.

Natalia V. Butenko, South-Ural State Humanitarian Pedagogical University, Chelyabinsk, Russian Federation.

Marina V. Zhukova, South-Ural State Humanitarian Pedagogical University, Chelyabinsk, Russian Federation.

Lidiya P. Rulevskaya, Lyceum No. 142, Chelyabinsk, Russian Federation.

Referências

Blumental, D., & Glaser J. (2007). Information Technology Comes to Medicine. The New England Journal of Medicine, 356, 2527-2534.
Cartelli, A. (2012). Current Trends and Future Practices for Digital Literacy and Competence. Hershey, PA: Information Science Reference.
Chychuk, V. (2015). Approaches to Training Teachers of Adults in the UK. Comparative Professional Pedagogy, 5(1), 74-79.
Clark, J., Laing, K. , Leat, D., Lofthouse, R., Thomas, U., Tiplady, L., & Woolner., P. (2017). Transformation in Interdisciplinary Research Methodology: The Importance of Shared Experiences in Landscapes of Practice. International Journal of Research and Method in Education, 40 (3), 243–256.
Hall, Bronwyn, & Howard, Kirsten (2008). A Synergistic Approach Conducting Mixed Methods Research With Typological and Systemic Design Considerations. Journal of Mixed Methods Research.
Herbst-Damm, K. L., & Kulik, J. A. (2005). Volunteer support, marital status, and the survival times of terminally ill patients. Health Psychology, 24, 225-229.
Hesse-Biber, S. (2015). The problems and prospects in the teaching of mixed methods research. International Journal of Social Research Methodology.
Knewstubb, B., & H. Nicholas (2017). From Model to Methodology: Developing an Interdisciplinary Methodology for Exploring the Learning–Teaching Nexus. International Journal of Research & Method in Education 40(3), 270–287.
Knowles, M. (1984). Andragogy in Action. San Francisco: Jossey-Bass.
Masic, I., Pandza, H., Toromanovic, S., Masic F., Sivic, S., Zunic, L., & Masic, Z. (2011). Information Technologies (ITs) in Medical Education. Acta Inform Med, 19(3), 161-167.
Mayer, R.V. (2013). Cybernetic Pedagogy: Simulation modelling of the learning process. Glazov: GGPI.
Moyles, J., Adams, S., & Musgrove, A. (2002). Using Reflective Dialogues as a Tool for Engaging with Challenges of Defining Effective Pedagogy. Early Child Development and Care, 172(5), 463–478.
Nilsa, A., Bosque-Pérez, P., Zion, Klos Jo, Force, Ellen, Lisette, P., Waits, Kate, Cleary, Paul, Rhoades, Sara M., Galbraith, Amanda L., Bentley, Brymer Michael, O’Rourke, Sanford D., Eigenbrode, Bryan, Finegan, J.D., Wulfhors Nicole, Sibelet, Joseph, & Holbrook, D. (2016). A Pedagogical Model for Team-Based, Problem-Focused Interdisciplinary Doctoral Education. BioScience, 66(6), 477–488.
Nind, M., Kilburn, D., & Wiles., R. (2015). Using Video and Dialogue to Generate Pedagogic Knowledge: Teachers, Learners and Researchers Reflecting Together on the Pedagogy of Social Research Methods. International Journal of Social Research Methodology, 18(5), 561–576.
Nind, Melanie, & Lewthwaite, Sarah (2018). Methods that teach: developing pedagogic research methods, developing pedagogy. International Journal of Research & Method in Education, 0(0).
Ovsyanitskaya, L. Yu. (2015a). The andragogical approach application as a general scientific basis for the health professionals'' information competence formation. Bulletin of the Tomsk State University, 390, 194–201.
Ovsyanitskaya, L.Y. (2015b). The uniar approach to computer science and information technologies teaching for health professionals. Fundamental research, 4(2), 448-452.
Ovsyanitskaya, L.Y., & Yurasova, E.V. (2015a). Information technologies, mechatronics and robotics as a basis of an interdisciplinary approach to engineering and medical education. Bulletin of SUSU, Education series: Pedagogical sciences, 7(4), 101-106.
Ovsyanitskaya, L.Y., & Yurasova, E.V. (2015b) Mechatronics and robotics as an innovative element in the development of the engineering and medicine education. Bulletin of SUSU, Series of Computer technologies, control, radio electronics, 15(3), 115-123.
Powell, E. (2005). Conceptualising and Facilitating Active Learning: Teachers’ Video-Stimulated Reflective Dialogues. Reflective Practice, 6, 407–418.
Williamson, Ben (1915). Digital education governance: data visualization, predictive analytics, and ‘real-time’ policy instruments.
Zmeev, S.I. (2007). Andragogy: basic theory, history and technology of adult education. Moscow: PER SE.

Publicado

2021-08-29

Como Citar

Nikitina, E. Y. ., Ovsyanitskaya, L. Y. ., Butenko, N. V. ., Zhukova, M. V. ., & Rulevskaya, L. P. . (2021). Sobre uma experiência em criar competências de informação de profissionais de saúde no quadro de formação profissional contínua. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16323. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16323

Edição

Seção

Publicação Contínua