Formação profissional de pianistas em faculdades Chinesas: as especificidades do trabalho em uma peça musical
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16162Palavras-chave:
Faculdade chinesa, Pedagogia, Pianistas, Formação musicalResumo
O artigo revela as características metodológicas da formação profissional de pianistas em faculdades de música na China e identifica as especificidades do trabalho de professores e alunos em uma peça musical. O trabalho em uma peça musical está associado a certas dificuldades e envolve várias etapas - desde a recitação do papel até a conclusão na forma de um exame ou apresentação de concerto. A fase final pode ser considerada interminável; não há limites para a perfeição, especialmente quando se trata do processo de aprendizagem. Nas faculdades de música chinesas, grande atenção é dada ao domínio dos alunos não apenas de um rico conhecimento básico sobre música, mas também de sólidas habilidades de desempenho musical de acordo com a abordagem orientada para a prática. O trabalho de uma peça musical é necessariamente dividido em várias etapas, em cada uma das quais o processo de treinamento musical está focado na repetição de exercícios técnicos e na memorização mecânica. Do ponto de vista dos pedagogos ocidentais, tal abordagem para o treinamento é considerada improdutiva. No entanto, corresponde a traços de caráter nacional do povo chinês, como diligência, trabalho árduo e perseverança. O artigo explora os métodos eficazes de treinamento garantindo altos resultados na formação profissional de pianistas em faculdades chinesas.
Downloads
Referências
Brahmstedt, H., & Brahmstedt, P. (1997). Music education in China. Music Educators Journal, 83(6), 28–36. https://doi.org/10.2307%2F3399021
Dou, I., & Mansurova, A. P. (2020). K voprosu o sovremennykh tendentsiiakh i zadachakh fortepiannogo obrazovaniia v Kitae [On the modern trends and objectives of piano education in China]. Modern problems of science and education, 4, 56–63. https://doi.org/10.17513/spno.30029
Egurnova, A. A. (2020). Emotsionalno blagopriiatnaia atmosfera na zaniatiiakh kak sposob amplifikatsii poznavatelnoi aktivnosti [Emotionally favorable atmosphere in the classroom as a way to amplify cognitive activity]. Pedagogical journal, 10(1А), 691–697.
Gaidai, P. V. (2014). Kolledzh iskusstv Sychuanskoi konservatorii v kontekste razvitiia muzykalnogo obrazovaniia v Kitae [Sichuan Conservatory College of Arts in the context of the development of music education in China]. In: Adishchev, V. I. (Ed.). History of music education: new research. Materials of the All-Russian (with international participation) seminar of the fourth session of the Scientific Council on the problems of the history of music education, Kursk, Russia. Saint Petersburg: Atmosfera, pp. 183–188.
Ho, W., & Law, W. (2004). Values, music and education in China. Music Education Research, 6(2), 149–167. https://doi.org/10.1080/1461380042000222564
Ho, W., & Law, W. (2012). The Cultural Politics of Introducing Popular Music into China's Music Education. Popular Music & Society, 35(3), 399–425. https://doi.org/10.1080/03007766.2011.567916
Ian, Ts. (2018). Razvitie kitaiskogo fortepiannogo obrazovaniia posle osnovaniia KNR [The development of Chinese piano education after the formation of the PRC]. Kostroma State University Bulletin. Series: Pedagogy. Psychology. Sociokinetics, 24(1), 194-197.
Iareshko, M. S. (2000). Problemy interpretatsii kamerno-vokalnogo tvorchestva D.D. Shostakovicha [Problems of interpretation of the chamber vocal works of D.D. Shostakovich]. Abstract of a Ph.D. dissertation in Art Criticism. Moscow State Conservatory, Moscow, 205 p.
Johansen, G. (2013). Music Education and the Role of Comparative Studies in a Globalized World. Philosophy of Music Education Review, 21(1), 41–51. https://doi.org/10.2979/philmusieducrevi.21.1.41
Law, W., & Ho, W. (2009). Globalization, values education, and school music education in China. Journal of Curriculum Studies, 41(4), 501–520. https://doi.org/10.1080/00220270802372329
Li, Yu. (2017). Kitaiskoe muzykalnoe obrazovanie v XX veke i ego sostoianie na rubezhe XX-XXI vekov [Chinese music education in the 20th century and its state on the turn of the 20th-21st centuries]. Bulletin of Kemerovo State University of Culture and Arts, 40, 225–230.
Ovsiankina, G. P. (2003). Fortepiannyi tsikl v otechestvennoi muzyke vtoroi poloviny XX veka: shkola D.D. Shostakovicha [Piano cycle in Russian music of the second half of the 20th century: the school of D.D. Shostakovich]. Saint Petersburg: Kompozitor, 57 p.
Parsad, B., & Spiegelman, M. (2012). Arts Education in Public Elementary and Secondary Schools: 1999–2000 and 2009–2010. Washington: National Center for Education Statistics, Institute of Education Sciences, U.S. Department of Education, 196 p.
Pereverzeva, M. V. (2018). Fortepiannaia muzyka kompozitorov-minimalistov v uchebnom repertuare muzykalno-pedagogicheskikh vuzov [Piano music by minimalist composers in the educational repertoire of music and pedagogical universities]. In: Yushchenko, N. S. (Ed.). Artistic space of culture of the third millennium: problems of science and education. Collection of scientific works of the Shnitke Higher School of Music of the RSSU. Moscow: Russian State Social University, pp. 437–446.
Pereverzeva, M. V., Anufrieva, N. I., Avramkova, I. S., Kuznetsova, E. O., & Shcherbakova, A. I. (2020a). Game technologies in the process of mastering theoretical musical disciplines. Revista Inclusiones, 7(2), 185-194.
Pereverzeva, M. V., Anufrieva, N. I., Kats, M. L., Kazakova, I. S., & Umerkaeva, S. S. (2020b). Interdisciplinary approach to the mastering of the music of the 20th century. Journal of Advanced Research in Dynamical and Control Systems, 12(S3), 772-778. https://doi.org/10.5373/JARDCS/V12SP3/20201316
Sun, Ts. (2004). Istoriia muzykalnogo obrazovaniia v sovremennom Kitae [The history of music education in contemporary China]. Shanghai: Shanghai Conservatory Publishing House, 669 p.
Xue, B. (2011). Kitaiskie pianisty na rubezhe XX-XXI vekov: ispolnitelskie dostizheniia i sistema obucheniia [Chinese pianists at the turn of the 20th-21st centuries: performing achievements and training system]. South-Russian Musical Anthology, 1(8), 59-68.
Waters, S. S. (2014). Sharing Global Musics: Preserving the Past, Preparing for the Future – A Look at Music Education in China. Music Educators Journal, 101(1), 25–27. https://doi.org/10.1177%2F0027432114540262
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.