Investigando a relação entre currículo oculto e otimismo acadêmico nos alunos do ensino médio

Autores

  • Fatemeh Kariman Department of Educational Sciences, Shahed University, Tehran. Iran.
  • Soolmaz Nourabadi Department of Educational Sciences, Tehran, Iran.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16086

Palavras-chave:

Currículo Oculto, Interações Professor-Aluno, Atmosfera Social Escolar, Otimismo Acadêmico

Resumo

Este estudo teve como objetivo determinar a relação entre currículo oculto e otimismo acadêmico em alunos do ensino médio. O método de pesquisa foi descritivo-correlacional. A população estatística desta pesquisa consiste em alunos do ensino médio da cidade de Pakdasht no ano acadêmico de 2020-2021 com 3.500 pessoas. O tamanho da amostra foi determinado com base na tabela Krejcie e Morgan de 346 pessoas. Além disso, para a amostragem, após estimar o tamanho da amostra, foi utilizado o método de amostragem aleatória disponível. Para a coleta de dados, foram utilizados dois questionários padronizados para avaliação do currículo oculto (Fathi Vajargah) e o questionário para avaliação do otimismo acadêmico (Schennemoran). Métodos de estatística descritiva incluindo: média, porcentagem e frequência e estatísticas inferenciais como: teste de correlação de Pearson, teste t para uma amostra e regressão múltipla foram usados. O SPSS22 também foi usado para analisar os dados coletados. Os achados do coeficiente de correlação de Pearson indicaram que existe uma relação significativa entre o currículo oculto e o otimismo acadêmico dos alunos estudados no nível alfa de 0,01. Os resultados do teste t de uma amostra indicaram que os alunos pesquisados estavam em um nível relativamente bom em termos dos componentes do otimismo acadêmico, bem como do currículo oculto. Os resultados do teste de correlação mostraram que existe uma relação significativa entre os dois componentes do currículo oculto (ambiente social escolar e interações professor-aluno) com o otimismo acadêmico dos alunos, mas os achados mostraram que não há relação entre a organização escolar estrutura e otimismo acadêmico dos alunos. O coeficiente de correlação também mostrou que existe uma relação significativa e direta entre o currículo oculto e todos os componentes do otimismo acadêmico dos alunos. Além disso, os resultados do teste de regressão indicaram que a variável do currículo oculto latente explica 0,28 da variância do otimismo acadêmico dos alunos e apenas a estrutura organizacional da escola não desempenhou um papel significativo na previsão do otimismo acadêmico dos alunos. Além disso, os resultados do teste de regressão indicaram que, entre os componentes do currículo oculto, o componente das interações professor-aluno teve a maior participação na explicação e previsão de mudanças no otimismo acadêmico dos alunos.

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Biografia do Autor

Fatemeh Kariman, Department of Educational Sciences, Shahed University, Tehran. Iran.

1M.A. in Curriculum, Department of Educational Sciences, Shahed University, Tehran. Iran.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5722-4193

Soolmaz Nourabadi, Department of Educational Sciences, Tehran, Iran.

Ph.D, Faculty Member of Shahed University, Department of Educational Sciences, Tehran, Iran.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6524-8240

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Publicado

2021-07-21

Como Citar

Kariman, F., & Nourabadi, S. (2021). Investigando a relação entre currículo oculto e otimismo acadêmico nos alunos do ensino médio. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16086. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16086

Edição

Seção

Publicação Contínua