Perspectivas de discentes sobre o processo de ensino e aprendizagem em um curso de tecnologia em serviços jurídicos na modalidade educação a distância
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16017Palavras-chave:
Dificuldades, Educação a distância, Ensino e aprendizagem de adultos, Ensino jurídicoResumo
O objetivo geral do estudo foi descrever e analisar perspectivas de discentes sobre o processo de ensino e aprendizagem em um curso de tecnologia em serviços jurídicos na modalidade EaD. O estudo objetivou ainda, identificar o perfil do aluno do curso de Serviços Jurídicos; descrever o domínio das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) pelos alunos do curso; descrever o processo de ensino e aprendizagem no curso analisado; e analisar as dificuldades de aprendizagem descritas pelos alunos. A pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa na análise dos dados foi desenvolvida com alunos do segundo, terceiro e quarto semestre do curso superior de tecnologia em Serviços Jurídicos a distância de um centro universitário particular no norte do Paraná. Os resultados obtidos indicam que as maiores dificuldades que os alunos que encontram nesse contexto são de ordem pessoal. Dentro dessa categoria predominam as dificuldades acadêmicas, seguidas de dificuldades de ordem socioeconômica e estruturais que obtiveram a mesma porcentagem e dificuldades de motivação. Apesar de indicarem que a maior dificuldade de aprendizagem é de cunho pessoal, quando questionados sobre o que poderia fazê-los aprender melhor, a maioria indicou alterações no design instrucional.
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