Perspectivas de discentes sobre o processo de ensino e aprendizagem em um curso de tecnologia em serviços jurídicos na modalidade educação a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16017

Palavras-chave:

Dificuldades, Educação a distância, Ensino e aprendizagem de adultos, Ensino jurídico

Resumo

O objetivo geral do estudo foi descrever e analisar perspectivas de discentes sobre o processo de ensino e aprendizagem em um curso de tecnologia em serviços jurídicos na modalidade EaD. O estudo objetivou ainda, identificar o perfil do aluno do curso de Serviços Jurídicos; descrever o domínio das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) pelos alunos do curso; descrever o processo de ensino e aprendizagem no curso analisado; e analisar as dificuldades de aprendizagem descritas pelos alunos. A pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa na análise dos dados foi desenvolvida com alunos do segundo, terceiro e quarto semestre do curso superior de tecnologia em Serviços Jurídicos a distância de um centro universitário particular no norte do Paraná. Os resultados obtidos indicam que as maiores dificuldades que os alunos que encontram nesse contexto são de ordem pessoal. Dentro dessa categoria predominam as dificuldades acadêmicas, seguidas de dificuldades de ordem socioeconômica e estruturais que obtiveram a mesma porcentagem e dificuldades de motivação. Apesar de indicarem que a maior dificuldade de aprendizagem é de cunho pessoal, quando questionados sobre o que poderia fazê-los aprender melhor, a maioria indicou alterações no design instrucional.

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Biografia do Autor

Priscila Santana Vieira, UNIFIL

Mestre em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias pela UNOPAR (2021). Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Filadélfia - UniFil (2009) e especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela PUC-PR. Advogada inscrita na OAB / PR. Tem experiência na área de Direito Civil e do Trabalho. Docente nos cursos de Serviços Jurídicos, Gestão Pública, Serviço Social, Ciências Contábeis, Administração e Direito da UniFil. Atualmente coordena os cursos Superiores de Tecnologia em Serviços Jurídicos e Gestão Pública da UniFil.

Bernadete Lema Mazzafera, UNOPAR/Pitágoras

Doutora em linguística USP-SP. Docente titular do programa de Mestrado e Doutorado em Metodologias para o ensino de linguagens e suas tecnologias - UNOPAR PR

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Publicado

2021-11-01

Como Citar

Vieira, P. S., & Mazzafera, B. L. (2021). Perspectivas de discentes sobre o processo de ensino e aprendizagem em um curso de tecnologia em serviços jurídicos na modalidade educação a distância. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16017. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16017

Edição

Seção

Publicação Contínua