Formação em ciência da computação como uma condição para desenvolver a competência em informação e computação no futuro professor de informática

Autores

  • Guldina Bolshevikovna Kamalova Abai University, Almaty, Kazakhstan.
  • Bakhytkul Kaskatayeva Abai University, Almaty, Kazakhstan.
  • Shirinkyz Tileubergenovna Shekerbekova Abai University, Almaty, Kazakhstan.
  • Yelena Anatolievna Kisselyova Abai University, Almaty, Kazakhstan.
  • Makhabbat Izbasarovna Revshenova Abai University, Almaty, Kazakhstan.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15617

Palavras-chave:

Ciência da computação, Competência em informação e computação, Formação de informática, Formação do futuro professor de informática, Metodologia de formação baseada em competências

Resumo

A ciência da computação representa uma das áreas científicas da informática, que examina o uso da computação moderna e das tecnologias em modelação numérica dos processos e fenómenos reais. Quando é incorporada no sistema de formação dos professores de informática, ela permite reforçar a solidez da sua formação nesta área, através dos métodos de matemática computacional e técnicas de investigação em ciências da computação incluídos no conteúdo, que são necessários para resolver os problemas computacionais informáticos e, por outro lado, para reforçar a sua orientação aplicada e garantir a possibilidade de uso extensivo dos conhecimentos e competências obtidas na prática, contribuindo assim para o desenvolvimento das suas competências em termos de informação e computação, que se manifesta na capacidade e vontade de resolver tais problemas num computador com a capacidade de escolher as melhores formas de os abordar e o ambiente para os implementar e ensiná-lo aos alunos. O objetivo do estudo é definir a estrutura e o conteúdo da competência em informação e computação do futuro professor de informática e desenvolver os métodos de formação no campo da ciência da computação, os quais garante o seu desenvolvimento. A formação nesta área baseia-se no uso combinado de abordagem por competências e contextual, e no conceito de fundação da formação pedagógica como os mais eficazes para o desenvolvimento da competência em informação e computação de futuro professor de informática. A estrutura e o conteúdo da competência em informação e computação do professor de informática, o modelo do seu desenvolvimento durante a preparação em ciências da computação e o método de ensino que garante o seu desenvolvimento. A competência em informação e computação é uma componente essencial da competência profissional do professor de informática. Como parte do estudo, o método da sua formação em ciência da computação foi desenvolvido, validado e testado, baseando no sistema de tarefas de projeto e tarefas orientadas para a competência, que permite o seu desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Guldina Bolshevikovna Kamalova, Abai University, Almaty, Kazakhstan.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6803-1450

 

Bakhytkul Kaskatayeva, Abai University, Almaty, Kazakhstan.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6050-7039

 

Shirinkyz Tileubergenovna Shekerbekova, Abai University, Almaty, Kazakhstan.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1666-2573

 

Yelena Anatolievna Kisselyova, Abai University, Almaty, Kazakhstan.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9772-4440

 

 

Makhabbat Izbasarovna Revshenova, Abai University, Almaty, Kazakhstan.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6491-2103

 

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Publicado

2021-05-01

Como Citar

Kamalova, G. B., Kaskatayeva, B., Shekerbekova, S. T., Kisselyova, Y. A., & Revshenova, M. I. (2021). Formação em ciência da computação como uma condição para desenvolver a competência em informação e computação no futuro professor de informática. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e15617. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15617

Edição

Seção

Publicação Contínua