Práticas com o experimento da “Queda dos Corpos” com o uso do cronômetro do smartphone e com o uso da videoanálise

Autores

  • Emanuelly Torres Nunes Secretaria de Estado da Educação de Alagoas, Palmeira dos Índios, Alagoas, Brasil
  • Ivanderson Pereira da Silva Universidade Federal de Alagoas, Arapiraca, Alagoas, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.14441

Palavras-chave:

Smartphone, Videoanálise, Tracker

Resumo

Esse estudo teve por objetivo central analisar as percepções dos estudantes do ensino médio acerca dos limites e possibilidades da utilização do cronômetro do smartphone e da videoanálise, por meio do software Tracker, para a exploração do fenômeno da queda dos corpos. Para isso, foi proposta e desenvolvida uma sequência de ensino com seis etapas em quatro turmas da 1ª série do Ensino Médio. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, do tipo pesquisa participante, cujas estratégias de coleta de dados foram a observação participante e o emprego de questionários.  Os dados emergentes foram tratados à luz da Análise Textual Discursiva. Como principais resultados, foi possível constatar que os estudantes reconheceram modos diferentes de produzir ciência, significaram a ciência como um produto humano, apropriaram-se deferentes modos da linguagem científica, reconheceram os limites e as potencialidades do primeiro método, do segundo e da associação entre esses.

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Biografia do Autor

Emanuelly Torres Nunes, Secretaria de Estado da Educação de Alagoas, Palmeira dos Índios, Alagoas, Brasil

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, Professora da Rede Pública Estadual de Alagoas, Palmeira dos Índios-AL.

E-mail: emanuelly_torres@hotmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2712-376X

Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas, Arapiraca, Alagoas, Brasil.

Doutor em Educação. Atualmente é professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus de Arapiraca, atuando nos Cursos de Licenciatura em Física e Pedagogia. Professor Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFAL. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Mídias, Tecnologias e Sociedade (GEEMTS).

E-mail: ivanderson@gmail.com 

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9565-8785  

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Publicado

2021-01-21

Como Citar

Nunes, E. T. ., & Silva, I. P. da. (2021). Práticas com o experimento da “Queda dos Corpos” com o uso do cronômetro do smartphone e com o uso da videoanálise. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e14441. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.14441

Edição

Seção

Publicação Contínua