Práticas com o experimento da “Queda dos Corpos” com o uso do cronômetro do smartphone e com o uso da videoanálise
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.14441Palavras-chave:
Smartphone, Videoanálise, TrackerResumo
Esse estudo teve por objetivo central analisar as percepções dos estudantes do ensino médio acerca dos limites e possibilidades da utilização do cronômetro do smartphone e da videoanálise, por meio do software Tracker, para a exploração do fenômeno da queda dos corpos. Para isso, foi proposta e desenvolvida uma sequência de ensino com seis etapas em quatro turmas da 1ª série do Ensino Médio. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, do tipo pesquisa participante, cujas estratégias de coleta de dados foram a observação participante e o emprego de questionários. Os dados emergentes foram tratados à luz da Análise Textual Discursiva. Como principais resultados, foi possível constatar que os estudantes reconheceram modos diferentes de produzir ciência, significaram a ciência como um produto humano, apropriaram-se deferentes modos da linguagem científica, reconheceram os limites e as potencialidades do primeiro método, do segundo e da associação entre esses.
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