Positive coexistence and bullying prevention: the contributions of the support system between equals – a study between the spanish and brazilian experiences

Autores

  • Luciene Regina Paulino Tognetta Universidade Estadual Paulista (UNESP). Araraquara, São Paulo, Brasil.
  • José Maria M. Avilés University of Valladolid (Uva). Valhadolide, Spain.
  • Darlene Ferraz Knoener Universidade Estadual Paulista (UNESP). Araraquara, São Paulo, Brasil.
  • Ana Luiza Aparecida de Matos Universidade Estadual Paulista (UNESP). Araraquara, São Paulo, Brasil.
  • Sanderli Aparecida Bicudo Bomfim Universidade Estadual Paulista (UNESP). Araraquara, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14391

Palavras-chave:

Convivência escolar. SAI (Sistemas de Apoio entre Iguais). Bullying. Protagonismo.

Resumo

Inúmeras investigações alertam para a necessidade urgente de que as instituições de educação organizem programas sistemáticos, planejados e intencionais para que a convivência na escola seja um valor. Ademais, tanto pesquisas como as legislações sobre educação ressaltam a necessidade de que as escolas tenham ações específicas de combate e prevenção às manifestações de violência, dentre elas o bullying. A presente investigação apresenta dados parciais da implantação de um modelo de Sistema de Apoio entre Iguais denominado Equipes de Ajuda em escolas brasileiras e espanholas. A amostra foi composta por 1.191 estudantes de escolas secundárias de diferentes cidades do Estado de São Paulo e diversas escolas da Espanha. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o INSEBULL, um questionário específico para o diagnóstico de situações de típicas de bullying. Os resultados demonstram que o protagonismo juvenil é uma das soluções possíveis para a superação bullying no contexto da escolar.

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Biografia do Autor

Luciene Regina Paulino Tognetta, Universidade Estadual Paulista (UNESP). Araraquara, São Paulo, Brasil.

Professora do Departamento de Psicologia, Universidade Estadual Paulista (UNESP); Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr/UNESP) - Brasil. Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM).

ORCID: http://orcid.org/0000-0003-0929-4925

José Maria M. Avilés, University of Valladolid (Uva). Valhadolide, Spain.

Professor no Departamento de Psicologia, Universidade de Valladolid (UVa); Faculdade de Educação e Serviço Social – Espanha.

ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9179-6427

Darlene Ferraz Knoener, Universidade Estadual Paulista (UNESP). Araraquara, São Paulo, Brasil.

Doutoranda em Educação Escolar, Universidade Estadual Paulista (UNESP); Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr/UNESP) – Brasil. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM).

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7384-7024

Ana Luiza Aparecida de Matos, Universidade Estadual Paulista (UNESP). Araraquara, São Paulo, Brasil.

Mestranda em Educação Escolar, Universidade Estadual Paulista (UNESP); Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr/UNESP) – Brasil. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM).

ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5587-0079

Sanderli Aparecida Bicudo Bomfim, Universidade Estadual Paulista (UNESP). Araraquara, São Paulo, Brasil.

Mestre em Educação Escolar, Universidade Estadual Paulista (UNESP); Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr/UNESP) – Brasil. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM).

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7371-5184

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Publicado

2020-11-04

Como Citar

Tognetta, L. R. P. ., Avilés, J. M. M., Knoener, D. F. ., Matos, A. L. A. de ., & Bomfim, S. A. B. . (2020). Positive coexistence and bullying prevention: the contributions of the support system between equals – a study between the spanish and brazilian experiences. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–20. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14391

Edição

Seção

Publicação Contínua