A Wikipédia como prática e recurso educacional aberto na formação docente

Autores

  • Teresa Cardoso Universidade Aberta. Lisboa, Portugal.
  • Filomena Pestana Universidade Aberta. Lisboa, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14275

Palavras-chave:

Wikipédia, Programa Wikipédia na Educação, Educação Aberta, TIC, Formação docente.

Resumo

Com o advento da world wide web, e em particular com a segunda geração, mais conhecida como web 2.0, emergiram ferramentas e tecnologias que possibilitaram o trabalho colaborativo e a concretização da inteligência coletiva. Um desses recursos são os wikis, de que o exemplo paradigmático, porventura porque mais popular e global, é a Wikipédia. De facto, a enciclopédia da atualidade, como alguns autores designam, é sustentada pelo trabalho de um vasto conjunto de voluntários que, de modo colaborativo, preconizam a referida inteligência coletiva. Neste contexto, e por se tratar de uma comunidade de prática, como outros autores reconhecem, importantes desafios se colocam, nomeadamente no campo da formação, da ética, da humanidade e da responsabilidade social. Considerando o seu potencial, simultaneamente como prática e recurso educacional aberto, temos vindo a defender a sua utilização na prática docente, em diferentes dimensões e espaços educativos (formais e não-formais), níveis e modalidades de escolarização. Assim, este texto tem por objetivos apresentar exemplos dessa utilização na formação de docentes, da educação básica à educação superior, e contribuir para o debate em torno das competências digitais e múltiplas literacias, incluindo a literacia da informação, numa reflexão ancorada na educação aberta e nos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas. Acreditamos, pois, poder ainda contribuir para o desenvolvimento de bens públicos comuns, no pressuposto contemporâneo de mudança e inovação educativa no âmbito da Rede Académica Internacional WEIWER®.

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Biografia do Autor

Teresa Cardoso, Universidade Aberta. Lisboa, Portugal.

TERESA CARDOSO é docente da Universidade Aberta no Departamento de Educação e Ensino a Distância, onde leciona em cursos de graduação e pós-graduação, sendo orientadora de teses de doutoramento e dissertações de mestrado. É investigadora integrada na UID-FCT nº 4372, LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning, onde tem colaborado em projetos nacionais e internacionais (desde 2010), e cuja coordenação científica assumiu (entre junho de 2015 e setembro de 2018). É formadora creditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua do Ministério da Educação, autora e editora de publicações, integra comissões científicas/editoriais e tem participado na organização de eventos científicos nacionais e internacionais. É coordenadora da Rede Académica Internacional WEIWER®, dedicada às wikis, educação e investigação, e foi corresponsável pela implementação do Programa Wikipédia na Educação em Portugal, nomeadamente pela primeira integração curricular portuguesa, enquadrada no Programa Wikipédia na Universidade. Ao nível da investigação, interessa-se ainda pela educação aberta, jogos e aprendizagem móvel ou mobile learning, e TIC em contextos educacionais.

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-7918-2358

Filomena Pestana, Universidade Aberta. Lisboa, Portugal.

Pós-doutorada em Educação, na especialidade de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta (UAb), DEED e Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) - Portugal; Pesquisadora no LE@D da UAb - Portugal; Professora-tutora na Licenciatura em Educação da UAb - Portugal; Coordenadora Executiva da Rede Académica Internacional WEIWER®, Grupo de Pesquisa de que faz parte no LE@D, UAb - Portugal. 

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3146-8792

 

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Publicado

2020-11-21

Como Citar

Cardoso, T., & Pestana, F. . (2020). A Wikipédia como prática e recurso educacional aberto na formação docente. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–16. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14275

Edição

Seção

Publicação Contínua