Um dia de trabalho do professor de química: narrativas de licenciandos sobre a atividade docente

Autores

  • Rosana Franzen Leite unta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, Paraná, Brasil.
  • Fabiele Cristiane Dias Broietti Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil.
  • Viviane Arrigo Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.14196

Palavras-chave:

Formação inicial, Narrativas, Química

Resumo

O objetivo deste estudo residiu em investigar o processo de aprendizagem da docência, prioridades, anseios e dificuldades vivenciadas por acadêmicos em Química, ao descreverem um dia de aula como professor do Ensino Médio. Para isso, no primeiro dia de aula da disciplina de Estágio Supervisionado, do curso de Licenciatura em Química, foi solicitado que os acadêmicos produzissem um texto narrativo imaginando como seria um dia de trabalho como professor de Química. Essa atividade deu origem a 15 narrativas, que foram analisadas com base na análise de conteúdo. Tal procedimento analítico permitiu a identificação de duas categorias principais, que se desdobraram em subcategorias. Para a discussão dos resultados foi selecionada a primeira categoria: Imagens do professor de Química, que abrange ideias acerca de metodologias diferenciadas, do planejamento e do controle do tempo, das relações interpessoais entre professor e aluno e entre os alunos, da profissão como um trabalho exaustivo e das vestimentas do professor. Diante dos resultados, foi possível destacar múltiplos aspectos como constituintes do trabalho docente, o que ressalta a necessidade de ampliar as discussões realizadas nos cursos de formação inicial, para além de aspectos relativos a conteúdos disciplinares e didático-pedagógicos.

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Biografia do Autor

Rosana Franzen Leite, unta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, Paraná, Brasil.

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Toledo-PR, Brasil.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0471-337X

Fabiele Cristiane Dias Broietti, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil.

Professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora Adjunta do Departamento de Química da mesma instituição.

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-0638-3036

Viviane Arrigo, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil.

Doutoranda em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, PR – Brasil.

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-0683-8387

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Publicado

2021-08-21

Como Citar

Leite, R. F., Broietti, F. C. D., & Arrigo, V. (2021). Um dia de trabalho do professor de química: narrativas de licenciandos sobre a atividade docente. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e14196. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.14196

Edição

Seção

Publicação Contínua