Professor, tutor ou coach? Reflexões sobre a docência em um contexto de capitalismo flexível e emocional

Autores

  • Renata Porcher Scherer Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Camaquã, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Patrícia Graff Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13822

Palavras-chave:

Docência. Práticas pedagógicas. Cultura Coaching.

Resumo

O presente artigo investiga os efeitos de uma educação centrada nos interesses e necessidades dos estudantes sobre a docência. O posicionamento do professor, nesses modelos pedagógicos, como tutor ou coach dos alunos, provoca o esmaecimento do ensino como principal função docente. Para o exercício analítico sobre um conjunto de publicações nacionais, que defendem a utilização do método Coaching no trabalho docente, pautou-se nos Estudos Foucaultianos, usando o conceito de prática como ferramenta metodológica. Entende que a constituição de um capitalismo flexível e emocional produze as condições para a emergência do método Coaching na educação. Conclui que os modelos pedagógicos baseados no método Coaching, ao posicionarem os docentes como motivadores dos interesses dos alunos e responsabilizarem os estudantes pela escolha dos seus processos formativos e pelos resultados desses processos, tendem a fragilizar os sentidos públicos e democráticos concernentes à docência, na Contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Renata Porcher Scherer, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Camaquã, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense- Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT); Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDIqCNPq).

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2331-1453  

Patrícia Graff, Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Doutora em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Universidade Federal da Fronteira Sul- Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação; Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas de Inclusão (GPPPIn/UFFS/CNPq).

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3315-2401

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Publicado

2020-12-13

Como Citar

Scherer, R. P. ., & Graff, P. . (2020). Professor, tutor ou coach? Reflexões sobre a docência em um contexto de capitalismo flexível e emocional. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–19. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13822

Edição

Seção

Publicação Contínua