Abordagens na pesquisa em educação Matemática: algumas reflexões e perspectivas epistemológicas

Autores

  • José Ricardo e Souza Mafra Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, Pará, Brasil.
  • Pedro Franco de Sá Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13465

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo de natureza bibliográfica, objetivando realizar uma reflexão sobre abordagens de pesquisa em Educação Matemática, no Brasil e a nível mundial. Apresenta elementos referenciais para se pensar e refletir sobre a atividade de pesquisa educacional, relativa à educação matemática, através de diversas fontes bibliográficas, tais como: livros, periódicos, anais de eventos de educação matemática ou educação, relacionadas ao tema da pesquisa. Os resultados obtidos indicam que a diversidade de abordagens de pesquisa da Educação Matemática advém das diversas correntes metodológicas, configuradas nas últimas décadas, com forte ênfase na pesquisa em Ciências Sociais e na Educação, projetando uma espécie de espalhamento epistemológico. Estas projeções epistemológicas, apontam desafios atuais, tais como: produzir resultados generalizáveis e que se aproximem da Educação Básica; desenvolver repositórios das tendências de pesquisa; aumentar a quantidade de pesquisas em rede e a produção de materiais adequados para quem não gosta de matemática.

Palavras-chave: Educação Matemática, Abordagens metodológicas, Epistemologia da Educação Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ricardo e Souza Mafra, Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, Pará, Brasil.

Doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Brasil. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UFOPA e do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia – Doutorado em Rede – PGEDA/UFPA. Também é docente permanente do Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) – Associação em Rede – intitulada Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Líder do Grupo de estudos e pesquisas em educação matemática e interdisciplinaridade na Amazônia. 

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3629-8959

 

 

 

Pedro Franco de Sá, Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.

Doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor titular da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Brasil. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGED/UEPA e do Programa de Pós-graduação (Mestrado Profissional) em Ensino de Matemática - PMPEM/UEPA. Também é docente permanente do Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) – Associação em Rede – intitulada Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Líder do Grupo de Estudos em Cognição e Educação Matemática.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8986-2787

Downloads

Publicado

2020-05-07

Como Citar

Mafra, J. R. e S., & Sá, P. F. de . (2020). Abordagens na pesquisa em educação Matemática: algumas reflexões e perspectivas epistemológicas. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–21. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13465

Edição

Seção

Publicação Contínua