O projeto político e pedagógico da Reforma Protestante: Notas sobre Educação e Protestantismo

Autores

  • José Rubens Lima Jardilino Universidade Federal de Ouro Preto
  • Leandro de Proença Lopes Universidade Nove de Julho

Resumo

Resumo: O presente artigo pretende oferecer algumas notas sobre educação e protestantismo feitas a partir das Obras Selecionadas de Martinho Lutero, jogando luzes sobre o seu "projeto político-pedagógico". O objetivo desta abordagem é destacar aspectos do pensamento educacional da reforma, sem desconsiderar, todavia, o seu aspecto religioso, de maneira que a análise dos aspectos pedagógicos do reformador não se restrinja à educação religiosa. Daí o destaque da atuação política de Lutero, que, para ser compreendida, não pode estar dissociada de seus objetivos teológicos e pedagógicos. Palavras-chave: Educação, protestantismo, educação religiosa Résumé :Cet article vise à offrir quelques notes sur l'éducation et le protestantisme fait à partir du OEuvres choisies de Martin Luther, en jetant la lumière sur le «Projet politique-pédagogique" de sa réforme éducative. L'objectif de cette approche est de mettre en évidence les aspects de la pensée éducative de la Réforme Protestant, sans ignorer, toutefois, son aspect religieux, de sorte que l'analyse des aspects pédagogiques de la Réforme ne se limite pas à l'éducation religieuse. Ainsi, on peut marquer le point culminant de l'activité politique de Luther, qui ne peut être compris divorcé de ses objectifs théologique et pédagogique. Mot-clés: éducation, protestantisme, éducation religieuse.

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Publicado

2021-01-25

Como Citar

Jardilino, J. R. L., & Lopes, L. de P. (2021). O projeto político e pedagógico da Reforma Protestante: Notas sobre Educação e Protestantismo. Revista Humanitae, 1(1), 50–59. Recuperado de https://ufs.emnuvens.com.br/revistahumanitae/article/view/15153