Temas controversos e educação ambiental:

contribuições de um processo formativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v8i2.15709

Palavras-chave:

Argumentação. Controvérsia. Educação Ambiental Crítica. Formação de Professores.

Resumo

Este trabalho objetivou investigar as contribuições de um curso de formação continuada em Temas Controversos e Educação Ambiental (EA), ofertado aos docentes atuantes na rede estadual de ensino do Paraná. De caráter qualitativo, esta investigação assume a modalidade de pesquisa participante. O curso foi dividido em quatro etapas e, ao final do processo formativo, os educadores elaboraram e aplicaram cinco Sequências Didáticas (SDs) que contemplaram controvérsias socioambientais. As análises evidenciaram que os docentes, ao desenvolverem as atividades, adotaram estratégias de ensino diversificadas, promoveram momentos de discussão e oportunizaram, aos estudantes, a prática da argumentação como subsídio à tomada de posição fundamentada. Os resultados provenientes desta pesquisa abrem caminho para a realização de novas intervenções que focalizem professores e estudantes no intuito de fortalecer a temática controversa no contexto escolar, visando a formação de cidadãos capazes de se posicionar diante de questões científicas, sociais, tecnológicas e ambientais que influenciam a sociedade.

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Biografia do Autor

Aline de Gregorio, Universidade Estadual de Londrina - Londrina, PR, Brasil.

Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina, Mestra em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá, Especialista em Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci, Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Membro do GETEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisa: Tendências e Perspectivas do Ensino das Ciências. Atua na área do Ensino de Ciências, Formação de Professores, Temas Controversos, Argumentação e Educação Ambiental.

Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira, Universidade Estadual de Maringá - Maringá, PR, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (1979), mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Paraná (1990) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Professora não- titular da Universidade Estadual de Maringá atua na graduação na área de Ensino de Ciências e Biologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática. Atua principalmente nos seguintes temas: educação ambiental,formação de professores, processo de ensino-aprendizagem de ciências e biologia, avaliação escolar e área de preservação permanente. 

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Publicado

27.06.2022

Como Citar

de Gregorio, A., & Olivo Rosas Moreira, A. L. (2022). Temas controversos e educação ambiental:: contribuições de um processo formativo. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 8(2), 1–17. https://doi.org/10.47401/revisea.v8i2.15709