Temas controversos e educação ambiental:
contribuições de um processo formativo
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v8i2.15709Palavras-chave:
Argumentação. Controvérsia. Educação Ambiental Crítica. Formação de Professores.Resumo
Este trabalho objetivou investigar as contribuições de um curso de formação continuada em Temas Controversos e Educação Ambiental (EA), ofertado aos docentes atuantes na rede estadual de ensino do Paraná. De caráter qualitativo, esta investigação assume a modalidade de pesquisa participante. O curso foi dividido em quatro etapas e, ao final do processo formativo, os educadores elaboraram e aplicaram cinco Sequências Didáticas (SDs) que contemplaram controvérsias socioambientais. As análises evidenciaram que os docentes, ao desenvolverem as atividades, adotaram estratégias de ensino diversificadas, promoveram momentos de discussão e oportunizaram, aos estudantes, a prática da argumentação como subsídio à tomada de posição fundamentada. Os resultados provenientes desta pesquisa abrem caminho para a realização de novas intervenções que focalizem professores e estudantes no intuito de fortalecer a temática controversa no contexto escolar, visando a formação de cidadãos capazes de se posicionar diante de questões científicas, sociais, tecnológicas e ambientais que influenciam a sociedade.
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