Reflexões sobre o ensino de Matemática a partir da relação entre a Etnomatemática e a Educação Ambiental Crítica
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v6i2.10441Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar a prática do ensino de Matemática do curso Técnico Integrado em Edificações do Instituto Federal de Sergipe (IFS), a partir da relação entre a Etnomatemática e a Educação Ambiental Crítica. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, desenvolvida através de intervenção na disciplina de Matemática II, do Curso Integrado em Edificações em que atividades de ensino do conteúdo da Matemática, foram elaboradas pautadas nas concepções teóricas da Etnomatemática e da Educação Ambiental Crítica. Os resultados indicam o entendimento mais complexo da importância e do significado da Matemática; motivação para participar e assistir às aulas de Matemática; interesse em continuar pesquisando mais informações sobre os problemas abordados nas aulas; aumento da autoestima relacionada à capacidade e ao conhecimento que possuem; desenvolvimento do pensamento crítico para entender os problemas de seu cotidiano; responsabilidade e desenvolvimento da autonomia enquanto cidadãos ativos da sociedade.
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