A Educação Ambiental e a interdisciplinaridade no contexto da formação do professor de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v6i2.10435Resumo
Este estudo apresenta uma discussão acerca do papel do professor de geografia como mediador do processo de ensino-aprendizagem. Como objeto central, utilizamos a educação ambiental como possibilidade de inserção de novas práticas educativas no cotidiano escolar. Neste sentido, apresentamos a pedagogia de projetos enquanto uma forma diferenciada de trabalhar os conteúdos transversais de forma crítica e analítica, uma vez que se torna de fundamental importância questionar os modelos atuais de formação adotados nas escolas. Nossa perspectiva parte da inserção de temas ações participativas desenvolvidas no ambiente escolar buscando dinamizar e aprofundar a formação de maneira que a interdisciplinaridade seja um contraponto a organização fragmentada do conhecimento. Com base nas discussões realizadas, definimos algumas competências necessárias à formação do professor de geografia num contexto da educação ambiental integradora e realista.
Palavras-chave: Educação ambiental. Geografia. Formação do professor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).