Identidade e luta política: perfis de lideranças indígenas em Sergipe oitocentista.
Resumo
Este artigo apresenta alguns exemplos de política indígena, destacando dados biográficos de indígenas que encabeçaram ações para defender os seus direitos e os de seus pares. Trata-se da ampliação de um estudo já apresentado na tese de doutorado. Listamos nomes de representantes das cinco aldeias existentes em Sergipe no século XIX, mas destacamos Máximo Francisco da Rocha (Chapada-Geru), Serafim José Vieira (Pacatuba) e José Serafim (São Pedro do Porto da Folha), os quais aparecem em maior número de fontes. Esta reflexão sobre a atuação de indivíduos e sua relação com a coletividade não visa construir a imagem de heróis, de ícones, mas entender como alguns personagens entraram em cena nos registros históricos, o que buscavam e qual era a representatividade atribuída a eles por aliados e adversários.Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2016-11-17
Como Citar
SANTANA, Pedro Abelardo. Identidade e luta política: perfis de lideranças indígenas em Sergipe oitocentista. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 9, n. 16, p. 3–15, 2016. Disponível em: https://ufs.emnuvens.com.br/pontadelanca/article/view/5274. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Livres - Fluxo Contínuo
Licença
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)