História e Estudos Culturais: O Materialismo Cultural de Raymond Williams
Resumo
Este artigo pretende estabelecer uma reflexão sobre aatualidade das ideias do pensador marxista RaymondWilliams sobre as principais tendências da teoria culturalcontemporânea. Herdeiro da tradição britânica de críticacultural materialista, que articula a produção artística àscondições materiais da sociedade, seu trabalho transitouentre a crítica e a produção literária, ao mesmo tempo emse preocupava com uma crítica cultural que interviesse nasociedade contemporânea. Desse modo, seu projeto intelectualcoloca as principais questões em jogo nos estudosculturais, proporcionando uma leitura instigante da “criseda cultura contemporânea”, especialmente por polemizarcom alguns setores dos estudos culturais, que abdicaramde uma crítica engajada contra a sociedade capitalista.Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2011-04-30
Como Citar
ARAÚJO SÁ, Antônio Fernando de. História e Estudos Culturais: O Materialismo Cultural de Raymond Williams. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 5, n. 8, p. 37–44, 2011. Disponível em: https://ufs.emnuvens.com.br/pontadelanca/article/view/3079. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Livres - Fluxo Contínuo
Licença
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)