Entre o paternalismo e a autonomia: as dirigências políticas do Nordeste brasileiro à sombra da Aliança Para o Progresso (1961-1964)

Autores

  • Pedro Carvalho Oliveira Universidade Estadual de Maringá

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar a relação paternalista entre Estados Unidos e as dirigências políticas nordestinas por meio da Aliança Para o Progresso, projeto de ajuda externa criado durante o governo John F. Kennedy cuja pretensão era expandir o desenvolvimento dos países latino-americanos na mesma proporção em que afastava a presença comunista. Nossa hipótese é a de que esta relação fez com que a APP fosse recebida por boa parte das dirigências políticas nordestinas como um substituto às relações paternalistas antes existentes entre o poder central e os poderes locais, constituídos por estas dirigências e dotados de certa autonomia em relação ao Governo Federal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Pedro Carvalho Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá

Referências

BURSZTYN, Marcel. O poder dos donos: planejamento e clientelismo no Nordeste. 1 ed. Petrópolis: Vozes, 1984.

CASTRO, Iná Elias de. O mito da necessidade: discurso e prática do regionalismo nordestino. Rio de Janeiro: Bertrand, 1992.

FICO, Carlos. O Grande Irmão: da operação Brother Sam aos anos de chumbo – O governo dos Estados Unidos e a ditadura militar brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

HOBSBAWM, Eric J. Era dos extremos: o breve século XX. Trad. Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

LATHAM, Michael E. Modernization as ideology: American social science and Nation Building in the Kennedy Era. North Carolina: The University of North Carolina Press, 2000.

OLIVEIRA, Francisco de. A economia da dependência imperfeita. 4. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

Downloads

Publicado

2019-08-31

Como Citar

OLIVEIRA, Pedro Carvalho. Entre o paternalismo e a autonomia: as dirigências políticas do Nordeste brasileiro à sombra da Aliança Para o Progresso (1961-1964). Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 13, n. 24, p. 111–129, 2019. Disponível em: https://ufs.emnuvens.com.br/pontadelanca/article/view/10108. Acesso em: 23 dez. 2024.