Experiências de leitura literária em Conceição Evaristo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/intrell.v41i1.p73-86

Palavras-chave:

Ações leitoras. Leitura literária. Formação do leitor.

Resumo

No presente trabalho, recorte de pesquisa em andamento, analisa-se experiências de leitura literária do conto Olhos D’água de Conceição Evaristo (2016) a partir de práticas realizadas com estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Para tal, busca-se, relatar as experiências de leitura, atentando-se para as distintas percepções temáticas suscitadas pelos estudantes, para, no âmbito da pós-leitura, compreender os impactos da leitura do conto na formação do leitor literário. Para alcançarmos os resultados, lançou-se mão do método qualitativo, na perspectiva da análise de conteúdo, a partir das contribuições de Cosson (2020), Cruz (2012; 2021; 2023), Deleuze e Gattari (1995) e Gomes (2014; 2021), Iser (1979) e Santana e Gomes (2021), para a compreensão do que chamaremos “rimomatizações leitoras” da experiência de leitura literária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eider Ferreira Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutorando em Crítica cultural com Pesquisa financiada pela PROGPESQ. Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos de Resiliência, Educação e Linguagens (GEREL). Professor de Língua Portuguesa da rede Estadual de Educação da Bahia.

Maria de Fátima Berenice da Cruz, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professora Doutora da Universidade do Estado da Bahia, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, Líder do Grupo de pesquisa GEREL. Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFS na área de Estudos Literários, Linha de concentração Literatura e Recepção. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0696292949900744.

Referências

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2020.

CRUZ, Maria de Fátima Berenice da. Leitura literária na escola: desafios e perspectivas de um leitor. Salvador: Eduneb, 2012.

CRUZ, Maria de Fátima Berenice da. Experiências leitoras de uma leitura literária subjetiva. Interdisciplinar: Revista de Estudos em Língua e Literatura. São Cristóvão, UFS, v.35, Jan-Jun, p. 121-139,2021. Disponível em: https://doi.org/10.47250/intrell.v35i1.15693.

CRUZ, Maria de Fátima Berenice da. O exercício da leitura subjetiva como ato político. Pontos de Interrogação: Revista de Crítica Cultural, v. 13, n. 2, p. 17-39, jul-dez/2023.

DELEUZE, Gilles; GATTARI, Félix. Rizoma: Introdução. In: DELEUZE, Gilles; GATTARI, Félix (Orgs. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Editora 34, v.1, 1995, p. 1-18.

EVARISTO, Conceição. Olhos D’Água (Conto). In: EVARISTO, Conceição. Olhos D’Água. Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2016, p. 15-19.

GOMES, Carlos Magno. Ensino de Literatura e cultura: do resgate à violência doméstica. Jundiaí: Paco editorial, 2014.

ISER, Wolfgang. O jogo do texto. In: LIMA, Luiz Costa (Org.). A Literatura e o leitor. Rio de Janeiro: paz e Terra, 1979, p. 105-118.

LARROSA, Jorge. Elogio da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

SANTANA, Ricardo Araújo Almeida; GOMES, Carlos Magno. A mediação da leitura de contos de suspense de Lygia Fagundes Telles. Pontos de Interrogação: Revista de Crítica Cultural, v. 13, n. 2, p. 137-155, jul-dez/2023.

SANTOS, Eider Ferreira. Experiências de leitura literária subjetiva em ambiente digital. In: GOMES, Carlos, Magno; SANTANA, Juliana; CRUZ, Maria de Fátima Berenice da Cruz. Letramentos literários e abordagens culturais. Criação Editora: Aracaju, 2021, p.127-140.

Publicado

2024-09-24

Como Citar

SANTOS, Eider Ferreira; CRUZ, Maria de Fátima Berenice da. Experiências de leitura literária em Conceição Evaristo. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 41, n. 1, p. 73–86, 2024. DOI: 10.47250/intrell.v41i1.p73-86. Disponível em: https://ufs.emnuvens.com.br/interdisciplinar/article/view/v41p73. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Literatura: mediação literária no espaço escolar