UM MAPA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: história, subáreas e paradigmas
DOI:
https://doi.org/10.33467/conci.v1i1.9341Palavras-chave:
Epistemologia da Ciência da Informação. História da Ciência da Informação. Paradigmas da Ciência da InformaçãoResumo
O objetivo do artigo é fazer dialogar, numa única linha argumentativa, diferentes dimensões da discussão epistemológica sobre a ciência da informação: sua evolução histórica, as distintas subáreas que a compõem e a própria evolução do conceito de informação na área. Parte-se, assim, dos fatos que levaram à origem do campo e sua consolidação nas décadas de 1960 e 1970. A seguir, analisa-se a virada cognitiva nas décadas de 1980 e 1990 e o impacto da noção de “conhecimento” nas distintas subáreas. Logo após, são apresentadas as teorias contemporâneas que compõem a virada sócio-cultural do século XXI. Como saldo dessa evolução, sistematiza-se seis dimensões do conceito de informação. Por fim, são destacados alguns desafios contemporâneos colocados para a áreaDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-07-23
Como Citar
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. UM MAPA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: história, subáreas e paradigmas. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 1, n. 1, p. 47–72, 2018. DOI: 10.33467/conci.v1i1.9341. Disponível em: https://ufs.emnuvens.com.br/conci/article/view/9341. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigo original
Licença
A ConCI adota a Licença CC BY 4.0 , onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
A ConCI considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na ConCI, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela ConCI.