A popularização da ciência e a disseminação da informação científica

Autores

  • Martha Suzana Cabral Nunes Universidade Federal de Sergipe (UFS) https://orcid.org/0000-0002-0587-5354
  • Raphaela Mota Pereira Veloso Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Paulo Roberto Fernandes Júnior Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Maria Egleide Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.33467/conci.v2i3.13718

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Disseminação científica, Popularização da ciência

Resumo

Este trabalho apresenta o tema popularização da ciência e disseminação da informação científica. Trata da importância da popularização como mecanismo de disseminação da informação produzida nas instituições de ensino superior a partir de seu alcance social, educacional, cultural, político e econômico. Levanta a seguinte questão-problema: como tem sido abordado o tema popularização da ciência na atualidade? Tem como objetivo debater sobre popularização da ciência no âmbito da sociedade atual e na esfera das instituições de ensino superior, onde se dá o maior volume de pesquisa e produção científica nacional. Para sua realização foi adotada pesquisa do tipo exploratória baseada em pesquisa de natureza bibliográfica, tendo sido analisados artigos sobre os seguintes temas: seguintes palavras-chave: popularização da ciência, disseminação científica e ciência da informação. Observa-se que é um tema ainda pouco debatido e que demanda mais investigações, principalmente na atual conjuntura que vem exigindo maior posicionamento das IES em sua relação com a sociedade em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martha Suzana Cabral Nunes, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

É professora adjunta do Departamento de Ciência da Informação e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe. Possui graduação em Administração com ênfase em Análise de Sistemas pela Universidade Tiradentes (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2008)

Raphaela Mota Pereira Veloso, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Possui graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMOC). Graduanda em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Paulo Roberto Fernandes Júnior, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestrando profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento, do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe (PPGCI-UFS), graduando em Biblioteconomia e Documentação pela mesma universidade e Graduado em História pela Universidade de Taubaté (Licenciatura) (UNITAU).

Maria Egleide Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduanda em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Referências

ALBAGLI, S. Divulgação científica: informação científica para cidadania. Ciência da Informação, v. 25, n. 3, 1996. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/21252. Acesso em:

dez. 2018.

BARRETO, A. A. A condição da informação. São Paulo Perspec, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 67-74, jul. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392002000300010&lng=en&nrm=iso Acesso em: 27 jan. 2019.

BORDENAVE, J. E. D. O que é comunicação. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BUENO, W. C. Jornalistas e pesquisadores: a parceria necessária. Portal Imprensa, 2008. Disponível em: http://portalimprensa.com.br/colunistas/colunas/2008/07/23/im Acesso em: 15 jul. 2019.

CAPES. Documento disponibilizado à CAPES apresenta desempenho e tendências na pesquisa brasileira. Brasília, DF, Notícias Capes, 17 jan. 2018. Disponível em: http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8726-documento-disponibilizado-a-capes-apresenta-desempenho-etendencias-na-pesquisa-brasileira Acesso em 10 jan. 2019.

CHIAVENATO, I.; SAPIRO, A. Planejamento estratégico. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

CORDEIRO, A. M. et al. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Rev. Col. Bras. Cir., Rio de Janeiro, v. 34, n. 6, p. 428-431, dez. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010069912007000600012&lng=en&nrm=iso Acesso em: 27 Jan. 2019.

DIAS, P. R. M. O papel da assessoria de comunicação na divulgação da produção científica e tecnológica da Universidade Federal do Maranhão. 2017. Dissertação (Mestrado Multidisciplinar e Profissional em Desenvolvimento e Gestão Social) - Faculdade de Administração, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22957 Acesso em: 15 jul. 2019.

GERMANO, M. G.; KULESZA, W. A. Popularização da ciência: uma revisão conceitual. Cad Bras Ens Fís, v. 24, n. 1, p 7-25, abr. 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/1546 Acesso em: 18 dez. 2018.

MAGALHÃES, E. C. V. et. al. Projeto Caminhão da Ciência: Popularização da Ciência no Oeste da Bahia. Divisão de Ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química (ED/SBQ) UFBA, UESB, UESC e UNEB, 2014. Disponível em: https://rigs.ufba.br/index.php/anaiseneq2012/article/viewFile/7474/5296 Acesso em: 17 abr. 2019.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 5. ed. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 1998.

MOREIRA, I. C. A inclusão social e a popularização da ciência e tecnologia no brasil. Inclusão Social, v. 1, n. 2, 2006. Disponível em: http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1512/1708.

Acesso em: 15 abr. 2019.

MOREIRA, L. M.; MARANDINO, M. Teatro de temática científica: conceituação, conflitos, papel pedagógico e contexto brasileiro. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 21, n. 2, p. 511-523, jun. 2015. Disponível

em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200015&lng=en&nrm=iso . Acesso em: 10 abr. 2019.

MOURA, M. Universidades públicas respondem por mais de 95% da produção científica do Brasil. Ciência na Rua, São Paulo, 11 abr. 2019. Disponível em: https://ciencianarua.net/universidades-publicas-respondempor-mais-de-95-da-producao-cientifica-do-brasil/ Acesso em: 10 jan. 2019.

MUELLER, S. P. M. Popularização do Conhecimento Científico. DataGramaZero -Revista de Ciência da Informação, v. 3, n. 2, artigo 3, abr. 2002. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/990. Acesso em:

OLIVEIRA, A. J. S.; NÉLO, A. M.; COSTA, C. C. As ações do laboratório ilha da ciência como vetor de popularização científica e educação itinerante no estado do maranhão. Prisma.com, (Portugal), n. 21, p. 187-208, 2013. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/71648. Acesso em: 15 abr. 2019.

PORTO, C. M.; BROTAS, A. M. P.; BORTOLIERO, S. T. orgs. Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas [online]. Salvador: EDUFBA, 2011, 242p. ISBN 978-85-232- 1181-3. Available from SciELO Books. Disponível em: http://books.scielo.org/id/y7fvr/pdf/porto9788523211813.pdf Acesso em: 18 abr. 2019.

RAMOS, L. V. C.; FUJINO, A. Redes de informação científica e os desafios para popularização da ciência: estudo de caso na Rede SIEO - Sistema de Informação Especializado na Área de Odontologia. Informação & Informação, [S.l.], v. 18, n. 1, p. 33-58, jun. 2013. ISSN 1981-8920. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/11628 Acesso em: 03 jul. 2019.

SARACEVIC, T. Ciência da Informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996. Semestral. Disponível em:

http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/235/22 Acesso em: 27 jan. 2019.

ZAGANELLI, B. M.; GANTOS, M. C. Acesso à informação sobre CT&I na televisão como direito do cidadão. Ciência da Informação, v. 41, n. 2/3, 2012. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/22328. Acesso em: 15 nov.2018.

Downloads

Publicado

2020-05-23

Como Citar

NUNES, Martha Suzana Cabral; VELOSO, Raphaela Mota Pereira; FERNANDES JÚNIOR, Paulo Roberto; SANTOS, Maria Egleide. A popularização da ciência e a disseminação da informação científica. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 2, n. 3, p. 171–198, 2020. DOI: 10.33467/conci.v2i3.13718. Disponível em: https://ufs.emnuvens.com.br/conci/article/view/13718. Acesso em: 22 dez. 2024.