O uso da pseudonímia em Kierkegaard: um recorte explicativo

Autores

  • Marcio Gimenes de Paula Departamento de Filosofia/Universidade de Brasília

Resumo

A obra do pensador dinamarquês Søren Aabye Kierkegaard (1813-1855) é marcada pela contradição e por suas múltiplas possibilidades de interpretação. Seu legado intelectual influenciou toda uma geração de pensadores. Um autor que começa sua carreira acadêmica com uma tese sobre o conceito de ironia em Sócrates desperta, sem dúvida alguma, esse tipo de reação. Tal reação é agravada ainda mais quando o mesmo autor, marcado por uma severa herança religiosa protestante, analisa (e vivencia) temas como fé, angústia, desespero, escolha, instante e marca sua vida pessoal com uma constante melancolia e pela ruptura de um noivado nunca muito bem explicado.

Referências

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VERGOTE, Henri-Bernard. L’OEuvre édifiante de Søren Kierkegaard. Kairos 10, 1997, 177-190.

Publicado

05-11-2010

Como Citar

PAULA, Marcio Gimenes de. O uso da pseudonímia em Kierkegaard: um recorte explicativo. A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura, São Cristóvão-SE: GeFeLit, n. 2, p. 41–47, 2010. Disponível em: https://ufs.emnuvens.com.br/apaloseco/article/view/n2p41. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos