O reconhecimento da Mulher-Aranha
Resumo
Este pequeno ensaio aborda a frondosa problemática da diferença entre literatura e filosofia a partir de dois casos particulares: um tratado filosófico, A luta pelo reconhecimento, de Axel Honneth, 1992, e uma narrativa de ficção, O beijo da Mulher-Aranha, de Manuel Puig, 1974. O fato que torna pertinente a comparação é que ambas as obras se encontram estimuladas por uma mesma questão: a influência que o reconhecimento social tem sobre a autoestima dos indivíduos e a medida em que a falta desse reconhecimento individual pode converter-se em motivo de indignação generalizada a ponto de levar uma classe ao confronto direto.
Referências
AUERBACH, Erich. Mímesis. São Paulo: Perspectiva, 2002
HONNETH, Axel. La lucha por el reconocimiento. Barcelona: Crítica, 1997.
PUIG, Manuel. El beso de la mujer araña. Buenos Aires: Seix Barral, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
O/A autor/a deverá concordar com os termos da Declaração de Direitos Autorais, no qual cede à revista A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura como detentora dos direitos autorais da publicação.
1. As opiniões expressas nos textos submetidos à revista A Palo Seco – Escritos de Filosofia e Literatura são de responsabilidade do/a autor/a.
2. Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
3. O/A autor/a comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma SEER.
4. Compete aos/às autores/as aceitar as sugestões de alterações na submissão, quando encaminhadas por sugestão dos/as avaliadores/as, Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, se for o caso.
5. A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
6. Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons CC BY-SA (Atribuição - Compartilha Igual) 4.0 Internacional.