Quem inicia a partida de futebol? Um estudo sobre a probabilidade no 6º ano do Ensino Fundamental

Quem inicia a partida de futebol? Um estudo sobre a probabilidade no 6º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Clarissa Coragem Ballejo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS https://orcid.org/0000-0003-4140-9550
  • Elisabete Rambo Braga Colégio Farroupilha
  • Lori Viali Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v6i1.14598

Resumo

Este artigo analisou as respostas de 31 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental que não tiveram estudo formal sobre probabilidade. Para tanto, foram elaboradas 11 questões sob a perspectiva das demandas cognitivas de Peter Bryant e Terezinha Nunes. As questões consideraram os seguintes tópicos: aleatoriedade, espaço amostral, quantificação e comparação de probabilidades. O questionário, envolvendo uma temática futebolística, foi aplicado de forma síncrona em uma aula remota de Matemática de uma escola privada de Porto Alegre, RS. A análise qualitativa, apoiada em dados quantitativos, sugere que tais estudantes apresentam raciocínio intuitivo sobre aleatoriedade, mas sem a utilização deste vocábulo. Quanto ao espaço amostral, a maioria da turma mostrou facilidade em identificá-lo nas situações apresentadas. Em relação à quantificação e comparação de probabilidades, verificou-se que a maioria quantifica. Contudo, esperam que esse valor seja obtido nos experimentos aleatórios, o que caracteriza o pensamento, ainda, essencialmente determinístico. Considera-se que o estudo de probabilidade tende a ter um bom resultado se for iniciado nos primeiros anos da escolarização. Assim, é necessário fornecer uma ampla gama de experiências que possibilitem o trabalho tanto do conceito empírico de probabilidade (frequências relativas) quanto o clássico, construindo uma base sólida para a formalização posterior desses conceitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-06-26

Como Citar

Ballejo, C. C., Rambo Braga, E. ., & Viali, L. . (2021). Quem inicia a partida de futebol? Um estudo sobre a probabilidade no 6º ano do Ensino Fundamental. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 6(1), 296–316. https://doi.org/10.34179/revisem.v6i1.14598
Loading...