DEMOCRATIZAÇÃO E UNIVERSALIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA: UM DIREITO DE TER DIREITO À DIVERSIDADE

Autores

  • Hélia Maria Matos Santos

DOI:

https://doi.org/10.21665/2318-3888.v2n4p165-188

Resumo

Este artigo é fruto de estudos de pesquisa relativa à temática científica educacional, intitula “Olhar de professor face à diversidade cultural no Ensino Fundamental”. No tocante a este estudo, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o olhar dos/as professores/as que atuam no ensino fundamental no desempenho da prática escolar, hoje identificada em grande expansão no cotidiano de sala de aula. É pertinente e necessário ampliar estudo e conhecimento com análise de concepções históricas a trajetória da educação pública brasileira ao processo de democratização do acesso dos/as alunos/as e a universalização que se discute para efetivar e atender a toda população em idade própria escolar, independente de condições social, étnica e cultural. Para a diversidade assistida, instituiu-se um direito de ter direito à educação pública de qualidade com garantia de aprendizado. Trabalhar a diversidade cultural dos/as alunos/as como um recurso de ensino significa estar sensível à possibilidade de que todos são iguais e que todos podem aprender. Este desafio encontra-se na possibilidade de despertar no professor/a o olhar não daltônico sensível, atento e heterogêneo, como as cores do arco-íris, representadas nas diferenças culturais e o modo de ser dos/as alunos/as, sentindo essas diferenças através dos vários olhares. Esta perspectiva conduziu a uma abordagem qualitativa descritiva, com levantamento de informações relativas à prática metodológica de quatro sujeitos pesquisados das escolas públicas e particular de ensino, que desenvolvem simultaneamente atividades práticas no 9º ano do ensino fundamental. Utilizaram-se como instrumentos metodológicos a observação e a entrevista semiestruturada. Chegou-se à conclusão que os olhares dos/as professores/as revelam que, tanto as escolas pública e privada, refletem a diversidade cultural. O diferencial está na cobrança dos pais, na disponibilidade de recursos didáticos necessários à prática metodológica diversificada aplicada no processo de ensino. Acreditamos que a diversidade cultural é salutar ao desenvolvimento do conhecimento dos docentes e discentes. O perfil metodológico dos/as professores/as traduz concepções relativas à própria formação educativa e profissional, a partir da estrutura da oferta focada entre o real e o ideal frente à diversa demanda assistida e presente no âmbito da sala de aula.

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Biografia do Autor

Hélia Maria Matos Santos

Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa/Portugal. Especialização em Gestão Escolar pela FANESE. Especialização em Administração e Supervisão Escolar pela Faculdade Pio Décimo. Licenciada em Pedagogia pela mesma instituição.

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Publicado

09-05-2015

Como Citar

SANTOS, Hélia Maria Matos. DEMOCRATIZAÇÃO E UNIVERSALIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA: UM DIREITO DE TER DIREITO À DIVERSIDADE. Ambivalências, São Cristóvão-SE, v. 2, n. 4, p. 165–188, 2015. DOI: 10.21665/2318-3888.v2n4p165-188. Disponível em: https://ufs.emnuvens.com.br/Ambivalencias/article/view/3603. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo