GÉNERO E EDUCAÇÃO: O ACESSO À EDUCAÇÃO E O EMPODERAMENTO DE MULHERES EM CONTEXTO DE MIGRAÇÃO FORÇADA EM PORTUGAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21665/2318-3888.v11n21p10-39

Resumo

O presente artigo debruça-se sobre os resultados alcançados numa investigação centrada em compreender a realidade psicossocial de mulheres refugiadas em Portugal no âmbito de uma investigação de mestrado em Relações Interculturais. O principal objetivo foi analisar e refletir sobre as trajetórias migratórias, de resiliência e de integração, determinando quais as principais dificuldades e quais os principais fatores protetores presentes na situação de refúgio, de acordo com os significados que as mulheres atribuem às suas experiências. Nesse sentido, foram realizadas 9 entrevistas semiestruturadas e em profundidade a mulheres oriundas do Iraque, Líbia e Síria. O estudo desvelou um conjunto diversificado de dificuldades e de fatores protetores, sendo um dos temas mais prementes o acesso à educação. Assim, este artigo focar-se-á nas dificuldades e importância de acesso à educação para mulheres em contexto de migração forçada, na relação estabelecida entre o acesso à educação e a autonomia e empoderamento, bem como nas políticas públicas portuguesas nesta matéria, dando-se destaque ao estatuto do estudante em emergência por questões humanitárias, ao abrigo do qual sete das entrevistadas prosseguiram os estudos interrompidos pela guerra nos seus países de origem. Da investigação conclui-se a absoluta importância da garantia de acesso à educação para mulheres refugiadas, tendo tal salvaguarda implicações no acesso ao emprego qualificado, no estabelecimento de redes sociais, na diminuição do stress da aculturação, da exploração laboral e de outras vulnerabilidades e, por fim, na conquista da autonomia e do empoderamento pelas mulheres. 

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Biografia do Autor

Catarina Sampaio, Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI/UAb))

Catarina Sampaio é mestre em Relações Interculturais, pela Universidade Aberta, tendo defendido a dissertação subordinada ao tema “Mulheres e Migrações Forçadas em Portugal: Adaptação, Resiliência e Integração Social”. A sua dissertação foi a selecionada no edital anual do Observatório das Migrações do Alto Comissariado para as Migrações (OM/ACM, IP) para ser publicada em formato de livro e integrada na Coleção Teses. É investigadora colaboradora no Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta (CEMRI/UAb).

Natália Ramos, Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI/UAb)

Natália Ramos é Professora Associada da Universidade Aberta, DCSG. Coordenadora do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais/CEMRI, UAb. Doutorada em Psicologia Clínica e Intercultural, Universidade de Paris V, Sorbonne.

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Publicado

10-11-2023

Como Citar

SAMPAIO, Catarina; RAMOS, Natália. GÉNERO E EDUCAÇÃO: O ACESSO À EDUCAÇÃO E O EMPODERAMENTO DE MULHERES EM CONTEXTO DE MIGRAÇÃO FORÇADA EM PORTUGAL . Ambivalências, São Cristóvão-SE, v. 11, n. 21, p. 10–39, 2023. DOI: 10.21665/2318-3888.v11n21p10-39. Disponível em: https://ufs.emnuvens.com.br/Ambivalencias/article/view/19221. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Educação, Política e Gênero (Metas para cumprimento dos ODS-ONU-2030"