A TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO URBANO DO RIO DE JANEIRO E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DE COPACABANA (1900-1950)

Autores

  • Jonas Silva Abreu Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.21665/2318-3888.v10n19p283-330

Resumo

O estudo é resultado de pesquisa que investigou a elaboração da identidade cultural de Copacabana na primeira metade do século XX no contexto das intervenções urbanísticas e arquitetônicas ocorridas no Rio de Janeiro. O método de pesquisa exploratória teve a finalidade de investigar a instrumentalização e difusão dos elementos simbólicos que estão relacionados com a formação da identidade do bairro que se confunde com a própria cidade. A apuração da pesquisa seguiu materializada por vasta consulta bibliográfica nos campos da Arquitetura, Urbanismo, Sociologia, História e Cultura, além de dissertações e artigos públicos disponíveis na web. Os resultados deste exame apontaram para três conclusões. A primeira é que a exclusão social, considerada a característica predominante do processo de ocupação da cidade atinge o seu ápice com o deslocamento das classes médias emergentes para Copacabana. Este processo teve conotações mais comerciais ligadas à acumulação de capital dos investidores imobiliários. Um segundo desenlace ocorreu com a descoberta dos elos que a indústria cultural permitiu construir entre os diversos extratos sociais da cidade. Estas conexões foram encapsuladas na política do governo Vargas para modelar a identidade nacional por meio das expressões populares, das quais a cultura negra teve franco protagonismo. Uma terceira conclusão é que o ecossistema social de Copacabana não rejeitou integralmente o mulato e o samba propostos por Vargas, antes forjou possibilidades de convivência nos limites da indústria do espetáculo-negócio, através do samba-canção.

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Biografia do Autor

Jonas Silva Abreu, Universidade Estácio de Sá

Mestre em Produção cultural pela FGV (Bens culturais e projetossociais), especialista em marketing estratégico pela UCAM, com formação emturismo pela UniverCidade. Professor de graduação e pós-graduação em Marketing,Gestão e Produção de eventos e Turismo, na Universidade Estácio de Sá.Consultor de marketing. Produtor de espetáculos culturais. Vasta experiência emempresas como Sebrae, Varig, Shangri-lá e Hotel Sheraton. Alguns clientesatendidos: Coopfurnas, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Marc ApoioConsultoria e Treinamento, Cieth, Fundação Mudes, Cia. Siderúrgica Furnas.Palestrante e conferencista. Autor do livro “Como produzir eventos sem medo”(2008)

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Publicado

30-09-2022

Como Citar

ABREU, Jonas Silva. A TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO URBANO DO RIO DE JANEIRO E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DE COPACABANA (1900-1950). Ambivalências, São Cristóvão-SE, v. 10, n. 19, p. 283–330, 2022. DOI: 10.21665/2318-3888.v10n19p283-330. Disponível em: https://ufs.emnuvens.com.br/Ambivalencias/article/view/17329. Acesso em: 23 dez. 2024.